30 de agosto de 2011

Macho Proletário: Tomate Recheado e Arroz Cremoso

Cozinha: R. Cap. Melo, 21-335 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Tomate Recheado e Arroz Cremoso
Amigo Macho, eu poderia chamar este arroz cremoso de risotto, mas alguns puristas iam querer a minha cabeça por isso. Então deixa com este nome mesmo. Mas por que o "proletário" aí no título do post? Simples! Falta de recursos na despensa. Hoje foi um daqueles dias em que você abre a geladeira e se arrepende de não ter ido ao mercado no domingo. Sendo assim, tudo que eu tinha era um frango desfiado, dois tomates, um pouco de mozzarella, um pedaço de mofinho (gorgonzola), algumas passas e, na despensa, arroz e temperos. Como mamãe ensinou na infância que a necessidade é a mãe da criatividade e, minha fome berrava a necessidade dela no meu estômago, a criatividade trombou contra meu cérebro mais rápido que o trem que atravessa o Eurotúnel sob o Canal da Mancha.
Eu queria mesmo fazer um risotto. Mas só tinha arroz comum. Então a gente improvisa, né? Deixei o arroz de molho em água fria enquanto preparava os tomates. Isso fez com que ele inchasse um pouco e, no cozimento, ele ficou mole por fora, mas com o "miolo" ainda al dente. Anote tudo que você vai precisar para fazer esta receita que satisfaz bem duas pessoas e aquele seu estômago ensandecido.

|| Ingredientes:

02 tomates grande, maduros e firmes
01 peito de frango cozido e desfiado
01 caixa de creme de leite
02 dentes de alho
02 xícaras de arroz comum (ou arbóreo, se você quiser)
Queijo mozzarella
Queijo gorgonzola
Queijo parmesão ralado (veja dica aqui)
Azeite de Oliva extra virgem (aprenda mais sobre, aqui)
Sal
Pimenta do Reino
Alecrim (aprenda mais sobre, aqui)
Salsa desidratada (ou fresca)
Curry
Passas

|| Como fazer (o tomate)

Lave e corte o tampo dos tomates. Com uma faquinha de fruta ou de ponta fina, corte ao redor do miolo do tomate e cave o interior com uma colher ou com os dedos mesmo. Limpe totalmente das sementes e reserve. À parte, misture o frango desfiado, um pouco de queijo gorgonzola, um pouco da mozzarella, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta do reino, alecrim e salsa. Jogue um pouco de sal no interior dos tomates, regue com um pouco de azeite e recheie com esta mistura (pelo amor de Deus, não dê uma de mão de vaca... recheie com vontade!!). Coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio e untada com um pouco de azeite e leve ao forno alto. Quando estiver pronto, apague o forno mas deixe os tomates lá dentro até que o arroz esteja pronto, para que não esfriem. 

Enquanto os tomates estão no forno, prepare o arroz cremoso.

|| Como fazer (o arroz)

Escorra o arroz que estava de molho e reserve. Em uma panela com o fogo baixo, acrescente os dentes de alho picados bem pequenos e doure em um pouco de azeite. Jogue o arroz e refogue por um minuto mexendo sem parar para que não queime ou grude na panela. Acrescente uma xícara de água e meia colher de chá de curry (apenas para dar cor). Salpique sal, alecrim e salsa. Cozinhe lentamente adicionando água sempre que necessário (mas não muito) até que o grão de arroz esteja mole por fora e com o miolo um pouco duro. Quando isto acontecer, espere a água baixar e adicione os queijos nesta ordem: parmesão, gorgonzola, mozzarella, mexendo bem entre a adição de um queijo e outro para que a mistura fique homogênea. Apague o fogo e jogue o creme de leite, mexendo até que todo ele se misture ao arroz. 

Sirva o arroz, coloque um tomate por cima, espalhe algumas passas e regue com azeite. Se isto não encher o seu estômago desesperado, passe na primeira lanchonete que encontrar e peça um "podrão" pra viagem! :op


**********************************************************
Nota: Não sabe o que é um podrão? Todo estudante universitário sabe. Se não sabe, pelo menos já comeu um entre uma aula e outra e, sinto dizer que seu estômago não aprova ele. Mesmo assim, você come.


11 comentários:

  1. Olá, adorei a receita do tomate! Já fiquei imaginando várias versões de recheio para colocar nele :D

    Olha, até que você mandou bem na criatividade hein! Acho que eu ia acabar comendo arroz branco, saladinha de tomate e frango desfiado temperado. rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. kkkkk
    Vivian, como eu disse aí... a necessidade é a mãe da criatividade. Se eu posso melhorar o básico, eu melhoro. O máximo que podia acontecer é eu ter que comer a gororoba que ficasse. :op
    Quanto ao recheio, cai bem também com uma carne moída apimentada (pra quem gosta, claro!). Experimenta!
    Obrigado pela visita!!!

    ResponderExcluir
  3. Tomate e queijo é um combo imbatível! Hahaha! Estava sumido dos comentários, mas estou de volta, hein?

    P.S.: Coloco hoje a tarde no blog o primeiro programa Adoro Comer na Tv, hein? ;)

    ResponderExcluir
  4. Davi. Quando tiver famoso, dando entrevista pra a Ana Maria Braga, não esquece dos blogueiros amigos, viu? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ok, vou aproveitar seu delicioso e sempre divertido post e confessar: eu prefiro o nosso arrozinho de cada dia do que a versão italiana! E o motivo é simples: o nosso absorve sabor! Você consegue temperá-lo, ao contrário do italiano. Qualquer arroz "à moda de" fica super saboroso! Portanto, o seu prato, ainda que improvisado, dá de 10 em muito risotinho sem graça... :)

    ResponderExcluir
  6. Tá Bruna... agora se arruma aí que eu passo pra te pegar em 10 minutinhos. Vou precisar da sua ajuda pra trazer de volta meu ego inflado que saiu voando. kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Nossa isso porque não tinha nada por aí né? Risos... Beleza de prato!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog! Receitas ótimas, um texto super divertido - e olha que no improviso do arroz saiu um belo prato!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Esse arroz não me parece nada improvisado... eu não faria nem um terço disso! Você é um genio!

    Ah! E adorei o 'mofinho'...rsrs

    www.mastigandoemsalvador.com.br

    ResponderExcluir
  10. Fla, Tati e Catarine...
    Pior que foi de improviso sim. :op
    Quando eu era mais novo (isso faz teeeempoooo) minha mãe ia pra casa de praia e eu, muitas vezes, não tava com saco de ir junto. Ficava em casa sozinho e tinha que inventar o que comer pra não comer a mesma coisa todo dia. Conseguia transformar um ovo em coisas que vocês nem imaginam. heheheeh

    ResponderExcluir
  11. Catarine... moro em Stella e aqui tem uma pizzaria pequena, meia-boca, mas com uma pizza boa pros padrões de Salvador (preço baixo e muito recheio). É a Casa da Pizza. Fica dentro do Petromar e tem uma pizza de 4 queijos com "mofinho" lá que é massa! :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.