5 de setembro de 2011

Blogagem Coletiva: Plágio Não!

Cozinha: R. Cap. Melo, 338-648 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Caro amigo, macho ou não-macho (mulher).

[clique para ampliar]
Quer ajudar? 
CTRL+C / CTRL+V 
nesta imagem aqui.
Não sou santo nem sou um gênio! Apesar de queimar meus neurônios para levar até você um texto leve, divertido e que além de ensinar ainda te trará algum sorriso no rosto, muitos dos textos que vocês leem aqui tem a influência de várias fontes. Seja um outro blogueiro, uma revista, um livro, um filme... ou tudo isso misturado. A isto, consulta de várias fontes e, texto escrito por mim, com minhas palavras, damos o nome de pesquisa. E isto demanda tempo. Tempo que muitas vezes nem disponho, mas que encontro porque sei que você virá aqui para ler e se divertir.

Mas existem aqueles que tem tempo de sobra e nem um pingo de criatividade. Que são incapazes de escrever uma linha sequer. E utilizam do pior método possível para ter um blog. Estas pessoas usam os famosos CTRL+C / CTRL+V. Ou seja, copiam e colam, muitas vezes, descaradamente, sem mudar uma vírgula sequer e, são incapazes de dar os créditos a quem queimou os neurônios por horas para conceber aquele texto ou imagem copiados.

Hoje, 05 de setembro de 2011, vários blogueiros, num movimento iniciado pelos Blogueiros de Gastronomia, resolveram dizer NÃO AO PLÁGIO! Não, ao furto de imagens e textos, sem o consentimento e/ou conhecimento dos seus autores. 

Então, se você amigo ou amiga, que lê, aprecia e se diverte com os nossos blogs, encontrar por aí algum texto ou imagem de um  dos blogs que costuma ler, sem os devidos créditos, avise-nos. A sua ajuda nos mantém no caminho para levar mais diversão e conhecimento até vocês.

Muito obrigado a você que hoje não deu uma risada sequer com este texto, mas que mesmo assim chegou ao final dele. É pra você e por você que eu continuo aqui sentado nesta cadeira, mesmo com a lombar doendo e uma cerveja gelada me chamando lá na varanda (pensou que ia terminar sem uma piadinha é? hehehe).

Abraços, 

Túlio Sousa
Macho Gourmet
Twitter: @machogourmet 




24 comentários:

  1. Eba, Tulio, muito bom! Gostei mesmo! Apesar dos pesares e do assunto não ser agradável a n[os, pelo menos estamos unidos em um propósito justo. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Tulio,
    Macho de verdade tem que escrever tomando a cerveja rssss
    Adorei o texto, acho que eh por ai mesmo que vamos alertar a todos
    Paty

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Túlio!! Ah, obrigada por disponibilizar a imagem!! É claro que lhe dei os créditos, ta? rssss

    ResponderExcluir
  4. Tulio, tomar posse de trabalho alheio definitivamente não é coisa de macho (nem de não macho), rss. Parabéns pelo texto e se dê uma cerveja por mim :-)

    ResponderExcluir
  5. Bacana Tulio!
    Embora o assunto não seja de nosso agrado se faz necessário, e o que não faltou em seu post foi leveza. Isso prova que com bom humor pode sim dar uma puxadinha de orelha nos desavisados!Rs
    Um abração

    ResponderExcluir
  6. Olá, Túlio Vim conhecer seu blo e sobre o texto do Plágio através da Cozinha da Mônica.Apoio sua iniciativa, pois todos os blogueiros sentem na "tela" esse probleminha de cópia, sem os devidos créditos.
    Já tinha feito um comentário antes, mas minha internet estava meio a meio, se já foi por favor, pode deletar este.
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Amigo, boa tarde!

    Primeiramente adorei conhecer seu blog. Tenha certeza que ele estará na minha listinha para volar muitas e muitas vezes...

    Adorei sua iniciativa e gostaria de fazer parte dessa campanha contra o plágio. Pode ser?

    Colocarei a imagem no meu blog (claro com seus créditos) e qualquer coisa estarei a disposição.
    Parabéns pelo trabalho!!!

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu texto e já que não conhecia seu blog vou dar uma espiada por tudo.
    Eu também estou fazendo parte da blogagem e gostaria que fosse ler meu texto, ok?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  9. Gente.
    Desculpa não ter passado nos posts de todo mundo ainda. Meu dia tá meio corrido. Mas quando parar à noite, prometo passar e comentar.

    Lu. Toda contribuição na divulgação da campanha e conscientização dos leitores é bem vinda. Eu criei a imagem, mas disponibilizei pra domínio público, pois sei da importância de algo que possa ser lido e entendido rapidamente. Se precisar do arquivo, ele está neste link aqui: http://ge.tt/9WJ6GM7?c Lá você encontra uma imagem em PNG e o arquivo do Corel, já convertido em curvas para que não haja conflitos no seu PC. Pode utilizar livremente e, caso precise, pode modificar as cores para que se ajuste ao seu blog ou site.

    Rachel... mais tarde dou uma passadinha tá? No momento tô resolvendo pepino aqui numa gráfica. :o)

    Bel, Seja bem vinda!

    Regina, Adri, Monica, Paty e Sandra... vamos divulgar!!!! :o) E não se esqueçam de usar a hashtag #plagionao no Twitter. Vamos botar a hashtag nos Trend Tops pra que todo mundo veja!

    ResponderExcluir
  10. JÁ ESTOU NESSA AMIGO, ÓTIMO TEXTO!
    BEIJOS.......

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo excelente post Túlio, foi muito esclarecedor, vamos torcer para que as pessoas se unam a essa causa, e que os plagiadores embora ajam de má fé, tentem ao menos entender que acima de tudo tem que haver respeito, e não é necessário ter critividade para saber disso. Bjos. Adorei conhecer eu blog... ótima semana

    ResponderExcluir
  12. Túlio
    Grande satisfação em conhecer seu site. Como minhas amigas aqui em cima, estou levando a imagem para divulgação, é um assunto que deve ser comentado.
    Abraço grande
    Fabiola
    http://briecomgoiabada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela iniciativa! Vou tentar baixar a imagem para divulgar em meu blog também tá ;)
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  14. Oi Túlio! Acabei de postar sobre o manifesto em meu blog e claro que creditei a imagem a você.
    Novamente parabéns pela iniciativa querido conterrâneo :)
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  15. ola, já o seguia no facebook, e hj depois de ver a blogagem colectiva sobre palgio vim aqui ter, vou usar a sua imagem para fazer um post no meu blog tb, obrigada, realmente pirataria é tudo de mau!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Macho Gourmet Meu amigo já estou divulgando no twitter bem assim:(charlesnetto charles
    # softwarelivre .org / charlesnetto # plagionao . Gourmet Macho machogourmet.com.brvia @ machogourmet - # alunovirtual - # Apoiandosempre!)
    Registro aqui os meus parabéns pela campanha e irei colocar em um de meus blogs que debate este assunto que penso ser muito importante, E no blog neste link aqui: (http://clubedosplagiados.blogspot.com/2011/09/blogagem-coletiva-plagio-nao-caro-amigo.html)ok!

    ResponderExcluir
  17. OI Tulio quero te dar os parabéns pela campanha, pois infelizmente é só que temos visto muitos que não respeitam os colegas blogueiros e simplesmente copiam sem colocar os devidos créditos e o pior é quando decidem por seus nomes com o criadores das postagens. Como disse: Cada postagem demanda tempo. Tempo que muitas vezes os blogueiros não dispõe.

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  18. Túlio,

    Bravo!!!
    Cheguei aqui por indicação do blog da Fabiana Tardochi, o Reciclar e Decorar. Essa luta tem que ganhar força, plágio é crime e tem que ser tratado como tal. Estou falando sobre isso há alguns dias no meu blog, em dicas do que nunca fazer na blogosfera, na realidade serão 3 posts falando sobre o tema e para a minha surpresa pouquíssimas pessoas trataram do tema plágio, se preocupam muito mais com coisas de etiqueta nos blogs.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  19. A todos que não respondi aqui ainda, agradeço a visita e o apoio na campanha. É para o bem de todos nós, blogueiros, não só do Brasil como do mundo.
    Helia, ter uma seguidora internacional até enche meu ego. hehehe Agradeço a visita e o carinho.

    ResponderExcluir
  20. Já entrei em várias campanhas contra o plágio, escrevi ene posts e na sidebar do meu blogue tem pelo menos duas imagens que redirecionam para posts que acho válidos, no sentido de esclarecer as consequências do ato. É, nosso brasileirinho está acostumado com a impunidade e tem que saber que a websfera não é uma terra sem lei. Já processei portais, já tive que nomear representante em outro estado e ganhei algumas inimizades nessa blogosfera, porque alguns blogueiros acham que você tem obrigação de lhe dar um texto de mão beijada - assim você reclama, a pessoa deleta o post e sai no msn da vida dizendo que você é uma pessoa "mentirosa". Quer saber? Instalei alguns programinhas que, ao copiar mais de 10 palavras seguidas, ao publicar o post, o que aparece é o link para o meu blogue. Simples assim! Não preciso reivindicar autoria, mas as imagens ainda são tormento e por isso, nas minhas imagens coloco linha d'agua.
    Compreendo a sua indignação e espero que não se acostume com os "blogueiros parasitas", chupadores de conteúdo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. Olá amigo a maioria das coisas tudo no mundo é plagiado mesmo que a pessoa registre outro achar-se no direito de copiar e passar a perna no autor da ideia. Enfim é bom colocar nas normas exigidas mesmo que saiba que vão usar, mas assim fica registrado. E a pessoa sabe que pode ser processado por quer foi avisado ao ter persistido sabia que haveria consequência a pagar.E por que daria amigo, pois estar falando de um assunto qual considero muito sério. Gostei e aplaudo seu texto Abraços Kaoma

    ResponderExcluir
  22. Olá Túlio... Te achei no Twiter e estou conhecendo Macho gourmet agora. E adorando!!! Parabénsss pelo trabalho. Também estou me aventurando nessa onda. Meu Blog é novo e ainda esta em construção. Se puder segue o Cumadis na cozinha também!!! NÂO AO PLAGIO!!!!

    ResponderExcluir
  23. Obrigada por partilhar. Cheguei aqui através da Sandra do Blog Caldeirão da Bruxa Solar. Vou entrar nesta campanha. bjs

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.