23 de agosto de 2011

Macho Curandeiro: Chocolate Quente

Cozinha: R. Cap. Melo, 338-648 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Achocolatado não é bebida de macho. Muito menos chocolate quente e variações que a sua namorada, noiva, esposa ou amante adora, principalmente em dias frios. Mas quem te disse que chocolate é coisa de fresco está redondamente enganado. Ainda mais se vier acompanhado de um certo grau etílico.

Essa coisa deliciosa e que costuma funcionar para amansar a fera interior que a sua companheira carrega durante alguns dias do mês tem origem a mais de 3.000 anos, nas florestas quentes e úmidas do México, onde os primeiros cacaueiros foram cultivados. Muitos séculos depois, adotada pelas cortes europeias, a bebida proveniente das sementes do cacau ganhou o mundo e passou a ser considerado artigo de luxo. Hoje, podemos encontrar e comprar chocolates dos mais simples aos mais requintados, dependendo única e exclusivamente da mulher que queremos agradar. O que é? É um pensamento machista sim! Mas vai me dizer que é mentira?

Antes de começar a tele-aula de hoje... ops... canal errado! Antes de começar o post de hoje, é importante que você, amigo macho, saiba a diferença entre os chocolates existentes no mercado. Basicamente, nós temos três tipos: hidrogenado, fracionado e puro. Além de um quarto tipo, o branco, que eu ia explicar o que na verdade é, mas minha digníssima esposa me proibiu pois corro o risco de destruir os seus castelos de areia da infância. Então explicarei a diferença entre eles de maneira simples, para que você possa entender.

O hidrogenado é aquele que deixa um gosto na sua boca como se você tivesse comido sabão. Isso acontece porque ele é constituído basicamente por gordura. O fracionado, é metade hidrogenado metade puro. Dá para comer numa boa pois o gosto de gordura não fica tão evidente. Você pode usá-lo para fazer bombons ou como recheio de um bolo, caso não queira gastar muito dinheiro. Já o chocolate puro é o melhor que existe, mas você precisa aprender a trabalhar com ele pois exige um processo chamado temperagem para que fique no ponto ideal. Eu poderia me estender mais aqui, mas tornaria esse post chato. Sendo assim, sugiro que, se quiser mais algumas dicas de como trabalhar com chocolates, visite este blog aqui. Agora vamos ao que realmente interessa. 

Esposa espirrando... sentindo frio... dizendo "dô bripada"... lá vou eu fazer um agrado pra ganhar uns pontinhos. Ok. Confesso!! Fui mesmo é ver se ela melhora pra não me passar gripe. Então resolvi fazer chocolate quente pra ela. Sim, eu sei o que falei lá em cima. Você não precisa me lembrar disso.

|| Ingredientes:

100g de açúcar
100g de chocolate em pó (chocolate, não achocolatado)
100ml de água. 
300ml de leite
Nutella
1/2 dose de run, whisky, amarula ou conhaque

|| Como fazer:

Em uma panela antiaderente misture o açúcar, o chocolate e a água. Mexa até ferver e fazer uma calda. Quando ferver, apague o fogo e jogue o leite misturando bem. Em uma caneca coloque uma colher de sopa de Nutella e despeje o chocolate quente por cima. Misture bem para que o Nutella dissolva. No momento de servir, misture a bebida alcoólica que escolheu.

Se isso não esquentar e amansar ela, nada mais consegue.


*************************************************************************
Dica I: Se desejar, povilhe um pouco... um pouco mesmo, de canela em pó por cima do chocolate quente. A canela terá o papel de vasodilatador, ajudando a esquentar o corpo. Se você colocar muita canela isso interferirá no sabor do Nutella.

9 comentários:

  1. Fera interior? Rsrs meu marido precisa ler este post urgentemente!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!
    Aqui nesse frio nada melhor que um copo desse chocolatinho pra aquecer.
    Testado e aprovado!!!
    Bjuuu

    ResponderExcluir
  3. Mulheres estão convidadas a comentar também? ;-)
    OK, esse espaço vai funcionar assim na minha vida: leitura obrigatória para mim e pro maridão. Quero um chocolate quente na cama também! hehe

    Delícia de receita, delícia de espaço, adorei! Tive que adicionar ao blogroll do Temperaria, ok? Grande beijo e até a próxima! Vivian

    ResponderExcluir
  4. oh cabra macho!
    mulher pode entrar para espiar né.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook.
    Passei para conhecer o seu blog!
    Aqui ainda faz muito calor para chocolate quente, mas eu adoro!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi gente.
    Obrigado pela visita.
    E respondendo a todas... o blog é de Macho, mas só tem mulher aqui, pô! Tô quase mudando o nome do blog pra Fêmea Gourmet. :op

    ResponderExcluir
  7. Tulio!!! Entrei aqui e comecei a rir. Sabe que eu admiro não só os homens (machos, é claro!kkk) na cozinha como também esses corajosos que se aventuram pelo ambiente também hostil dos blogs de culinária. Olha, tenho que confessar, a mulherada é tanta que quando eu vejo um dosmeninos eu tenho que aplaudir. Bom, rasgação de seda à parte (coisa de mulherzinha, claro!kkk) eu gostei demais do teu blog, em geral osmeninos dão um banho nazamigas. Beijos, vamos nos falando...

    ResponderExcluir
  8. Sandra, como comentei aqui outro dia, cozinha é um lugar divertido. É onde a gente dá uma de alquimista. Eu cresci sentado na mesa da cozinha, vendo minha avó cozinhando. Até hoje tenho trauma porque não sei abrir bife como ela. hehehehe Parece besteira, mas é uma coisa que tenho que superar. :op E sendo a cozinha divertida deste jeito, por que então não transformar um blog que fala de comida em um lugar tão divertido quanto?
    Quanto à rasgação de seda... relaxa. Isso ajuda a massagear o ego e buscar fazer um trabalho cada dia melhor. (modessstooooo!!! kkkkkkkkkkkk)
    Beijo enorme e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.