15 de fevereiro de 2011

Dicas & Truqes: Alecrim

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Nós, machos, bem sabemos como um churrasco no domingo, com os amigos, aquela carne sangrando e no ponto certo do sal nos cai muito bem. Mas, no entanto, não estou aqui para falar sobre o churrasco, mas sim sobre uma maneira de fazer com que você coma o que muitos consideram um dos grandes vilões no churrasco (depois do álcool, da gordura, da música alta e, alguns compreenderão o que falo, de algumas mulheres): o sal!

Como macho também é cultura, deixe-me explicar que no Egito antigo, o pagamento feito aos trabalhadores era em forma de sal. Isso mesmo. Este mesmo sal que você usa pra colocar naquela picanha argentina com uma grossa capa de gordura que vai direto para as suas artérias. Daí, hoje, você receber mensalmente o seu "salário". Entendeu? Bem! Passado o momento cultural, vamos ao que interessa de fato.

Eu tenho umas amiguinhas que me visitam com frequência e me deixam mole em cima da cama. Não amigo, não é nenhuma mulher. Sou um homem casado e não posso pensar nestas coisas (sic! tolinha!!!). As amigas que me derrubam são umas malditas pedrinhas nos meus rins, causadas em boa parte por pouca água e muito sal no meu corpo. Viviam me dizendo que eu precisava beber mais água e comer menos sal. Mas toda vez que eu ouvia isso, me vinha o gosto (ou falta dele) de comida insossa na boca. Até o dia que meu mestre Macho Gourmet Jedi me ensinou que eu poderia simplesmente substituir o sal.

Alguns temperos são tão fortes que dão sabor aos alimentos e substituem ou diminuem a necessidade do sal, utilizado basicamente com esta finalidade. É o caso do alecrim, que vai bem com qualquer tipo de carne, principalmente as de porco e as exóticas. Lembre-se daquela lista da sua despensa de macho que eu te passei. Ele está lá. E bastam algumas folhinhas sêcas (umas 9 ou 10) para fazer toda a diferença. Acabei de te dar uma dica pra melhorar sua saúde e, de quebra, uma para que sua mulher não reclame quando você comprar o alecrim. Mas mesmo assim, se ela reclamar, diga a ela que alecrim é ótimo pro cabelo dela... e é mesmo! Experimente e me conte o resultado.



3 comentários:

  1. Prezado, é o Leandro, amigo do Victor, seu amigo tb.
    Boas dicas. Só não sei se é bom tirar totalmente o sal, pois ele é uma boa fonte de iodo (que é colocado artificialmente), mineral mt importante para nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Alecrim neles, nelas!!!! Uso aqui para cozinhar e também para chá! Não há nada melhor para o estômago viu!!!Não sou chegada a sal, minha comida é quase sem.
    beijo tutu

    ResponderExcluir
  3. Janahhhhh!
    Sou viciado em alecrim também. hehehe Costumo colocar um pouco no azeite enquanto ele esquenta antes de fritar um bife ou outra coisa qualquer. Mas essa do chá eu não sabia. :o)
    Beijão!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.