29 de janeiro de 2011

Macho no mercado: escolhendo azeite

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Azeite é fonte de Ômega 3
e faz bem pro coração
 do macho!
Macho que é macho sabe exatamente com que ferramentas deve trabalhar. E um Macho Gourmet, deve saber exatamente com que temperos, especiarias e coisas afins deve lidar. Porque macho que é macho não é enganado no mercado por aquele sujeito inescrupuloso que quer te passar produtos velhos e perdendo a validade. Então... aprenda a reconhecer um bom azeite de oliva. Não só para ter em casa no seu dia-a-dia, como para servir pratos que vão deixar seus amigos com mais orgulho de você e as esposas deles morrendo de ciúmes da sua.

Achar um bom azeite hoje, em qualquer mercado, é realtivamente fácil. E os valores estão cada vez mais acessíveis. Hoje encontramos bons azeites custando cerca de R$ 10,00. Mas a melhor maneira de escolher um bom azeite é, realmente, experimentando. É neste momento que você vai reconhecer os sabores do azeite  e saber se ele é adequado para o prato que você quer fazer. 

Prestar atenção em alguns sabores podem indicar um bom produto. Se o azeite tiver um toque de amargo, indica que ele foi extraído de azeitonas verdes que ainda estavam no inicio da maturação. Se o sabor for adocicado, agradável e leve, é um sinal típico de azeite extraído de azeitonas completamente maduras. Sabores picantes indicam azeitonas totalmente verdes. Se o azeite tiver um toque amendoado ou que lembre gosto de ervas também é considerado um bom azeite.

Na hora de comprar observe alguns detalhes. Um bom azeite não deve conter nada mais que o suco da própria azeitona. Qualquer outro ingrediente misturado indica a baixa qualidade do azeite, como é o caso dos compostos por óleos (esta informação vem marcada na embalagem como “composto de azeite de oliva”) e azeite puro. Prefira, sempre que possível, o azeite extra-virgem. Ele é resultado da primeira prensagem a frio das azeitonas e conserva suas melhores características. Este azeite tem acidez entre 0% e 0,8%. Os melhores azeites têm baixa acidez, até 0,5%, são “picantes” na garganta, frutados (azeitona) e levemente amargos. Além disso, prefira sempre as embalagens de 500ml. Embalagens menores favorecem a oxidação do azeite e, maiores, vão demorar a serem consumidas. Isto é um problema pois o azeite, depois de aberto, vai perdendo suas características. Escolha azeites embalados na origem pois, caso tenham sido reembalados, a chance de oxidação é grande.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre azeites, que tal praparar um prato de macho e mandar um naco pra eu ver se você passou na prova de fogo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.