25 de julho de 2011

Dicas & Truques: Queijo Parmesão

Foto: Dverloo no flickr
Todos que lêem este blog sabem que eu tento tornar as receitas o mais práticas possíveis, para que qualquer macho com o mínimo de intimidade com a cozinha (nem mesmo que a frequente apenas para pegar cerveja na geladeira) consiga desenrolar algo para a sua sobrevivência culinária. Mas tem coisas que, se você realmente quer sabor, não tem como evitar trabalho. Sendo assim, recomendo a você, caro amigo macho, que evite a compra de queijo parmesão ralado. É isso mesmo. Esqueça os saquinhos. Compre o pedaço do queijo e rale na hora de servir, sobre o prato.

Nesse momento, alguém me crucifica! Mas deixe-me explicar o porque da minha sugestão. Queijos, por mais secos que pareçam, ainda retem alguma umidade. E se mantém assim se estiverem bem embrulhados, em ambiente com temperatura constante (no nosso caso, geladeira). Quando você compra o queijo parmesão ralado, além dele já ter sofrido um processamento (mesmo que mecânico), ele também está sujeito a oscilações de temperatura e, portanto, vai perdendo sua umidade. E quanto mais ralado ele for, menos umidade ele retém. No final das contas, você acaba levando para casa um queijo seco de verdade. 

Claro, o queijo poderá secar mais mesmo estando em pedaço. Neste caso, vale uma outra dica. Se sentir que o  parmesão está muito duro, embrulhe ele em um pano molhado. Sei que você é um macho que não liga pra frescura, mas pelo amor de Deus, use um pano limpo, tá certo? Continuando... deixe o queijo assim por quarenta e oito horas. Depois disso é só raspar a superfície e a casca sairá facilmente.

Então amigo macho, na próxima vez que for ao mercado, evite os saquinhos. Passe direto para a seção de frios e garanta o seu pedaço de parmesão fresquinho. Seus pratos ganharão outro sabor.



3 comentários:

  1. Como sempre, excelente texto!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Bruna.
    Obrigado! Comentários sempre são bem vindos e incentivam a escrever mais e melhor. :o)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.