16 de julho de 2011

Macho Aventureiro: Explorando Mercados e Afins - Tomo III

Cozinha: Av. Tancredo Neves, 3125-3351 - Caminho das Árvore, Salvador - BA, Brasil
Já ensinei aos amigos machos de plantão escolherem azeite aqui no blog. Sempre acreditei que azeites bons eram os gregos, espanhóis e portugueses, nesta exata ordem. Mas esses dias, vagando pelas prateleiras do supermercado, encontrei um azeite que me surpreendeu. 

Com origem bem longe dos locais que citei aí e, bem pertinho de nós brasileiros, o Casta de Peteroa é um azeite Chileno. Sim, amigo, o Chile não faz só vinho bom. Faz azeite também. O azeite vem de olivas (azeitonas) provenientes de plantações do Peteroa, em Curicó e outras regiões agrícolas do Vale do Maule. Localizada a 250 km ao sul de Santiago. Estas oliveiras são plantada em solo de origem aluvial, com clima próximo ao Mediterrâneo. Este azeite é uma mescla de diferentes tipos de azeitonas, sendo as principais Empeltre, Sevillana, Santa Emiliana e Liguria, o que lhe confere um sabor suave, jovem e com notas amargas e picantes e, é possível sentir sabores de maçã verde e frutas secas.

O Casta de Peteroa tem um ponto de fumaça (o ponto em que, após aquecido, ele começa a queimar) alto e por isto é ótimo para fritar, pois realça o sabor dos alimentos sem dar aquele gosto de óleo queimado, além de ser um excelente complemento para saladas de vegetais cruz ou cozidos.

Se você conseguir encontrar em sua cidade, vale a pena experimentar. 

Fabricante: TerraMater (http://www.terramater.cl)
Tipo de azeite de oliva: Extra-virgem
Período de colheita: 15 de Abril al 15 de Maio
Método de colheita: Mecânico e manual
Método de extração: Mecânico e manual
Cor: Amarelo ouro de intensidade mediana
Acidez máxima: 0,2 %
Método de conservação: Manter a garrafa bem fechada em local fresco, livre de luz direta e calor.
Onde encontrei: Makro Speciale (Iguatemi - Salvador)

*****************************************************
Quer conhecer as outras garimpadas? Clique na tag explorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.