2 de julho de 2013

Macho Junino: Petisco de Beiju

Cozinha: Vila Laura, Salvador - BA, República Federativa do Brasil
Beiju com Queijo Parmesão
Olá amigos machos e não-machos (para quem chega agora, a saber, também conhecidos como mulheres). Quem é vivo sempre aparece, não é mesmo? Eu já estava com saudades de vocês e dos comentários aqui no blog e na fan page, mas a vida andou um tanto quanto atribulada nos últimos meses. Agora que as coisas normalizaram (e melhoraram), vocês terão que me aguentar novamente. :)

Devo admitir que apesar de gostar muito dos festejos juninos (ok, os festejos não me interessam, mas as comidas, sim!) minha veia culinária regional para comidas desta época é uma negação. Salvo um ou outro prato simples, não me arrisco na cozinha se não tiver orientação de alguém que de fato curta este lado da culinária. No entanto, na semana passada, fui apresentado a uma coisa simples, com um ingrediente tipicamente nordestino (que eu confesso não gostar mas... enfim...), e que cai bem em qualquer ocasião.

Escolha o nome, tapioca ou beiju, de acordo com a região onde você vive. Mas vai ser sempre a mesma coisa: uma iguaria indígena e brasileira, feita à base de fécula extraída da mandioca que, ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, vira um tipo de panqueca ou crepe seco. O recheio pode ser o que você desejar, sendo o mais tradicional feito com coco e queijo.

Mas calma, não sou tão alienígena assim. O beiju eu já conhecia. E como disse, nunca gostei. Tá!!... Eu sei...  Isso é frescura porque macho que é macho come até pedra. Mas não suporto comida (seja ela qual for) seca. Pra mim, comida tem que ter caldo ou ser úmida. Ajudando Lua, das Meninas Amarelinhas, a fazer alguns pratos para levar para a casa de Rosana (a outra menina amarela), ela insistiu que eu experimentasse algo que tinha feito: um petisco simples, prático, rápido e apesar de como exposto acima, não estar no meu gosto, saboroso, usando esse ingrediente. Então anote aí a forma "complexa" de fazer.

|| Ingredientes:

01 pacote de beiju pronto
Manteiga
Queijo parmesão ralado

|| Como fazer:

O beiju pode ser comprado na padaria perto da sua casa ou no mercado. Geralmente vem em formato de discos com cerca de 5 cm de diâmetro ou de pequenas "barcas". Mas se você estiver encarando o seu lado Amélia nesse dia, se aplique e vá fazer do zero. Porque eu, sou a favor da praticidade.

Escolha o que desejar, esqueça o seu lado mão-de-vaca nessa hora e unte com muita, mas muita manteiga mesmo!!! Arrume o beiju numa assadeira, com a parte que está com a manteiga voltada pra cima, e salpique o queijo parmesão. Se você tiver o parmesão inteiro, e ralar em casa, ficará ainda mais gostoso. Se não tiver, vai aquele de saquinho mesmo. Leve ao forno pré-aquecido por uns 10 ou 15 minutos, ou até que o queijo esteja com aquele aspecto de gratinado. Retire do forno, deixe esfriar, e se esbalde comendo puro ou acompanhando a sua bebida preferida.

Eu ainda pretendo fazer umas "alterações gourmet" nessa receita, como adicionar um pedaço de "mofinho" (gorgonzola) esfarelado, mas depois conto o resultado. Esta "receita pronta" é pra estrear a minha volta. Agora que tenho meus finais de semana livres, e tenho tempo de criar coisas mais elaboradas, prometo mais receitas de macho nos próximos posts. Então, até lá!



6 comentários:

  1. Não é por nada não, mas é boommm demais!!! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabando o toco, amor? hehehehe Mas é bom sim, e olha que eu nem gosto. :)

      Excluir
  2. Eu amoooo! Tapioca é vida, minha gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk Tem gosto pra tudo, viu Juli. Nem tudo que eu cozinho, eu como. :p

      Excluir
  3. Bem simples mesmo! Esse até eu arrisco a fazer! :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz!!! Deu pra ver os olhos da Catarine brilhando daqui, quando ela leu isso. kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.