21 de novembro de 2012

Tempero de Macho: Sal Temperado

Amigo Macho. Você, como um bom apreciador de churrascos, sabe que carne sem sal é igual a cerveja natural, ou seja, a gente até engole, mas faz uma força enorme pra isso. Por essas e outras, esse elemento que por vezes é considerado o vilão para a saúde mas, ao mesmo tempo é indispensável para ela, merece um post especial aqui no Macho Gourmet. 

Eu queria saber quem foi o gênio que disse que o sal tem que ser apenas salgado. Talvez você não saiba, mas além de salgado ele pode ser cítrico, picante, frutado e, até, levemente adocicado. Para isso, basta que misturemos alguns ingredientes a ele. Ontem, catando uma receita para fazer aqui, após uma semana sem postar e, uma pergunta incisiva bem próxima de "Túlio!!! Cadê a atualização do blog?!?!", eu e lembrei dessa dica simples mas muito legal, que você pode aproveitar em muitos pratos.

|| Ingredientes:

Sal marinho (grosso)
Gengibre
Raspas de casca de limão

|| Como fazer:

Em um pilão, coloque cerca de 400g do sal. Raspe a casca de dois limões, um pedaço de gengibre e pile até que o sal fique fino. Como meu pilão é de madeira e não estava resolvendo, eu trapaceei. Coloquei no processador. :) Peneire o sal e, se estiver muito úmido, leve ao forno por cerca de 1 minuto para secar. Guarde em um pote bem tapado e utilize quando desejar. Esse sal pode durar até 3 meses. 

A combinação do gengibre e limão é ideal para o tempero de frutos do mar. Mas você pode criar o seu sal preferido. Teste com casca de laranja, alecrim, e quaisquer outros temperos. 



6 comentários:

  1. Tulio, show essa dica, hein! Esse sal com limão e gengibre, para colocar em peixe assado na churrasqueira, deve ficar uma coisa divina. Os churrascos nunca mais serão os mesmos :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Nem me fala, Adri. Mas se quiser um sabor esquisito mesmo, mas muito bom... experimenta o sal de baunilha. ;) Mas tem que ser feito com a fava. Não vale essência. Pra carnes agridoces como porco fica muito bom.

      Excluir
  2. Adorei a dica, Túlio!
    Não quebra o processador colocar sal grosso não? Bom saber! kkkkk
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, já triturei coisa mais "pesada" e nunca quebrou. Então achei que colocar o sal não faria diferença. Não triturou como eu gostaria, mas... triturou.

      Excluir
  3. Eu coloco no liquidificar, até afia as laminas :)

    ResponderExcluir
  4. Grande Tulio, passando para te desejar o Natal mais feliz que você possa imaginar! Aprecie sem moderação, ok? Adorei sua companhia, mesmo que virtual, esse ano! Que 2013 traga novos desafios e, principalmente, conquistas para você. Um novo ano é uma tela (quase) em branco, para você pintar o que quiser :) Beijos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.