9 de novembro de 2012

Macho Apimentado: Antepasto de Pimentões

Cozinha: R. Cap. Melo, 22-336 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Antepasto de Pimentões
Como eu já disse anteriormente, macho que é macho come mesmo é pimenta! E daquelas bem ardidas. Mas eu, de fato, não lembro quando ou como aprendi a gostar de pimentão... só sei que gosto. E ontem, ao abrir a geladeira, me deparo com vários deles, em todas as cores, que estavam quase indo para o lixo de tanto tempo que já estavam ali. Abri a despensa para pensar (sim, eu faço isso, acredite) e quebrei a cabeça durante um tempo, juntando mentalmente os ingredientes que ali estavam, tentando formular alguma receita que aproveitasse os pimentões. Foi então que lembrei de um post da Adri, lá do Casa, Coisas e Sabores, que eu vi tempos atrás. É menina, tu me salvou nessa... e aos meus pimentões também.

Esse antepasto de pimentões segue o mesmo estilo da Caponata que eu já publiquei aqui no blog. A única diferença é que eu não coloco as berinjelas e, deixo os pimentões cortados em tiras. No resto, é tudo igual. Essa receita rende um potinho pequeno, apropriado para receber algum amigo. Se quiser mais, basta aumentar a quantidade. Anote então o que você vai precisar. 

|| Ingredientes:

01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
01 pimentão verde (grande)
01 cenoura média
01 cebola grande
02 dentes de alho
Azeite de Oliva extra-virgem
Temperos secos (os que desejar)
Sal

|| Como fazer: 



O ideal é que você prepare todos os ingredientes antes, então, corte os pimentões em tiras e pique o alho e a cebola. Já a cenoura deverá ser cortada em cubinhos bem pequenos. Em uma panela coloque o azeite para esquentar e deixe ali por um tempo até que fique bem quente. Não se preocupe, o azeite só altera suas propriedades quando chega a 200º. Quando sentir que está numa boa temperatura, adicione o alho e mexa para que frite bem. Deixe o alho queimar um pouco pois isso dará um sabor amargo e defumado ao seu antepasto. Adicione a cebola e mexa até que ela fique translúcida. Junte a cenoura e, só então, salpique um pouco de sal e os temperos secos. Nesse ponto, o sal ajudará a desidratar a cenoura e ela fritará mais rapidamente no azeite. Quando a cenoura estiver macia, junte as tiras de pimentão e tenha muita paciência, pois elas vão demorar até ficarem macias. Corrija o sal, e deixe a panela ao fogo mexendo de vez em quando para que os pimentões que estão em cima recebam mais calor e fiquem moles. Quando chegarem neste ponto, apague o fogo, deixe esfriar e transfira para um tigela ou recipiente com tampa. Regue com mais azeite e pronto. Sirva com torradas ou pão italiano.


****************************************************************
Dica I: Para melhorar o sabor do pimentão, sugiro que descarte a pele e a parte branca interna. Para o primeiro passo, espete o pimentão em um garfo e queime ele diretamente na chama do fogão. Quando a casca estiver preta, coloque sob água corrente e esfregue. A pele sairá completamente. Isso tb ajuda a liberar os açúcares e deixar um gosto mais adocicado. Já para tirar a parte branca, corte o pimentão ao meio, deite a faca sobre uma das extremidades na parte interna e passe no sentido do comprimento, como se estivesse alisando o pimentão. 

Dica II: Se for um pimentão muito grande, depois de cortar em tiras, corte as tiras ao meio. Lembre-se que isso será servido em torradas. Não é muito legal ter tiras gigantes pendendo da sua torrada. :)



6 comentários:

  1. Tipo de receita maravilhosaaaa quando a gente quer receber os amigos em casa! Thanks!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua, tu vai experimentar semana que vem. Vou levar pra casa de Renata. :)

      Excluir
  2. Tulio, uma mão lava a outra! Justamente tua receita de caponata me salvou uma vez (e fez sucesso na festinha) :D
    Agora a pergunta que não quer calar...cadê minha torrada com antepasto de pimentão???
    Brigadão por linkar o blog!
    Beijo!
    PS: que bom que está voltando à ativa :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk
      Adri, tu acha mesmo que eu não ia dar os créditos pra quem salvou meus pimentões do lixo? :) Quanto à sua torrada... veja bem... mando via SEDEX. :op
      Valeu pela visita e espero conseguir voltar de vez. Já tô preparando mais posts. Só falta finalizar com a receita e as fotos. É bom estar de volta! :)

      Excluir
  3. Huuum
    Q super delicia.
    Eu adoro pimentão.
    Essa dica de colocar ele na chama do fogao e etal...amei.vou testar.
    Bom Final de Semana!
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. hummmm bom demais hein querido amei bjokas

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.