14 de fevereiro de 2012

Macho in Love: Panna Cotta de Chocolate

Cozinha: R. Cap. Melo, 22-336 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Panna Cotta de Chocolate com Calda de Café e Rum
Coração de macho não bate, dá porrada! Mas hoje vou dar um desconto porque as meninas... espera... macho não anda com "as meninas". Os meus amigos não-machos... é... assim fica melhor! Enfim... elas me pediram pra escrever um post falando sobre esse tal Valentine's Day. Como se já não bastasse o dia dos namorados brasileiro, ainda me inventam de importar mais um lá "dos estrangeiro". Coisas de mulher, né? Tinha que ser! No mínimo querem ganhar presente extra. Mas como gosto muito delas, principalmente de uma que é "curintiana" e arrota que nem macho, embarquei na idéia.

Mas como assim? Dia dos namorados não é em junho? Sim! O nosso. Porque aqui comemoramos no dia anterior ao dia do "santo" casamenteiro, sinhô Tônho. Mas em outros países esse dia é de homenagem a Valentim, um bispo romano que, contrariando as ordens do imperador Cláudio II, continuou a celebrar casamentos, realizado-os em segredo. Infelizmente Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte. E depois dizem que amar traz vida longa. Sei...

E aí, na falta do que fazer, me chegam estes não-machos com sugestões descabidas que lhes são peculiares: "Vamos escrever um post sobre o Valentine's Day e falando sobre chocolate?" Chocolate! A pedra no meu sapato! Como trabalhar com chocolate no calor infernal da Bahia sem um ambiente minimamente climatizado? Enfim... "recebi a galinha pulando". Não entendeu? É porque você não é baiano. Tradução no final do post.

Mas vamos lá! Revira daqui... vira de lá... se é pra sair na chuva, vamos nos molhar, né? Pensei em todas as possibilidades para usar chocolate, mas nenhuma delas dizia "não precisa temperagem". Foi então que, folheando uma revista, me deparei com a receita que estou pra testar faz um tempo: Panna Cotta. Tá! Mas panna cotta não leva chocolate. Corrigindo: não levava! Essa é a minha versão, acabei de acrescentar e, como Macho Gourmet, tenho licença poética pra isso. Ou você vai querer encarar e discutir comigo?... Foi o que pensei. Então, vamos ao que interessa.

|| Ingredientes: 

1 1/2 xícara de chá de leite integral
01 caixa de creme de leite
06 colheres de sopa de chocolate em pó (não pode ser achocolatado)
1/2 xícara de chá açúcar
01 envelope de gelatina em pó sem sabor

:: Para a calda:
150ml de café forte
05 colheres de sopa de açúcar
50ml de rum
Essência de baunilha


|| Como fazer:

Em uma panela adicione o leite, o chocolate e misture bem até dissolver. Adicione o creme de leite, o açúcar e leve ao fogo para esquentar, mas não deixe ferver. Reserve. Coloque a gelatina em uma panela e leve ao fogo em banho maria para dissolver em cinco colheres de sopa de água. Misture a gelatina com a mistura anterior, coloque em potes levemente untados com óleo ou azeite e leve à geladeira até firmar.

Faça um café bem forte, misture com o açúcar e deixe ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que comece a caramelar. Neste ponto, adicione o rum, algumas gotas de essência de baunilha, misture e deixe levantar fervura novamente. Esta mistura deverá virar uma calda caramelada.

Na hora de servir, desenforme a Pana Cotta, regue com a calda, curta o momento e, se você se apaixonou pela Panna Cotta, se apaixone mais com as outras receitas!


Culinarístico | Creme de Chocolate e Café com Calda de Morangos
Cozinha em Cena | Mousse de chocolate com framboesa
Fica, vai ter sobremesa! | Crumble de Chocolate Branco com Manga e Limão
Cozinha Perfumada | Biscoitos de Chocolate com Sementes de Papoula
Fette di Amore | Torta 2 Amores

*****************************************************
Dica I: A verdadeira Panna Cotta não utiliza gelatina, apenas a gordura do creme de leite. Segundo me disseram (dica do Marcelo Bergamo via Sara Graciano do Cozinha em Cena), um bom creme de leite fresco, com cerca de 35% de gordura é o suficiente.

Dica II: Eu sugeri acima o rum e a essência da baunilha mas, em casa, mantenho uma fava de baunilha "afogada" no rum, dentro de uma garrafa. Nesta receita eu utilizei este rum já aromatizado para dar sabor à calda.

Dica III: Vai um merchan "na faixa" hoje porque é dica pra vocês. O creme de leite de caixinha que encontrei com maior teor de gordura foi o da Elegê. Então, escolha ele.

Nota: Receber a Galinha Pulando, no dicionário de gírias do baiano, significa algo como ser pego de surpresa, com um grande problema, geralmente vindo de outras pessoas que entregam para que você resolva a "bomba" sozinho. Ou algo como o também conhecido "chupa essa manga!".






19 comentários:

  1. Calvindedeus! galinha pulando, curintiana que arrota que nem macho, hoje tu tá muito romantico...kkkk
    Eu também sou assim, filho meu crio como eu quero, se vier algum chato dizendo que panna cotta não leva chocolate porque, brother, tá cheio deles por aí, parece que eles têm um radar para detectar pessoas criativas e ousadas que gostam de experimentar e testar variações e assim, surgir algo novo e delicioso para agradar até mesmo eles, os chatos.
    Comeria essa panna cotta agora!!

    Bem, pelo que ouvi falar, o creme de leite 35% de gordura não é suficiente para endurecer, parece que na Europa tem um 45% de gordura e aí boto mais fé...já fiz panna cotta com 35% e nem com mandinga de bruxa ia endurecer sem a gelatina...mas quem sou eu para falar, né, não sou "intindida como o povo por aí"? Desculpe o azedume, hoje estou muito triste, mal humorada e...CHATA...kkkk

    beijos pra galera toda aí

    ResponderExcluir
  2. Tulio...A-DO-REI o teu post! Dei muita risada com essa de macho não ser amigo de meninas...muito bom mesmo...e esta tua panna cota de chocolate ficou 10, menino! Obrigada pela dia do creme de leite! Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tulio, não bastasse as ótimas receitas, eu morro de rir com teu texto! Rsss. Ainda bem que você, como bom macho que é, foi lá e colocou seu pitaco na receita. Porque tudo que não tem chocolate deveria ter :-) Beijos!
    PS. também acho o Valentine´s meio frescurite, mas, se foi motivo para choverem receitas de chocolate, elevarei uma reza a São Valentim.

    ResponderExcluir
  4. hehehe Túlio! ótimo post e receita!
    bjs e bom Valentines para você!

    ResponderExcluir
  5. Tulio adorei seu texto! hahahahaha Vc tenta ser machão, mas prova que é um machão de coração mole rsrsrs :) Sua panna cotta tá lindona e pode SIM levar chocolate, afinal chocolate É VIDA! Num achas?!?! :) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Tulio
    Gostei demais do teu post, sempre dou boas risadas e sempre tem boas receitas, adaptadas ou nao, vc tem toda liberdade pra isso.
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Tulio reforço o que a moçada disse acima, antes de qualquer coisa nos divertimos com seus textos. ótima sua receita, e chocolate nunca é demais. Adoro chocolate. Bjos. ótimo Valentines

    ResponderExcluir
  8. Túlio eu aamoooo Panna Cotta e de chocolate com café deve ser uma coisa muito incrível.
    E o tal do percentual de gordura do creme de leite fresco deu o que falar =P. Ainda bem que deu tudo certo, firmou e ficou linda a sua receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Túlio, adorei esse post! Não só a receita, que é sensacional (muito boa a ideia!), mas o texto está muito bom. Delícia de ler, ri para caramba! Parabéns!

    Beijos e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer no carnaval essa receita maravilhosa e depois conto pra você! Adoro o humor macho e a criatividade dos textos que escreve!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Olha eu não sei quem é essa tua amiga que é curinthiana e arrota igual uma galinha pulando, mas tenho certeza que ela é gente boa. Chama ela pra comer panna cotta de chocolate na sua casa!!!

    ResponderExcluir
  12. Túlio vc é genial, garoto!!!!
    Isso mesmo bota banca, os Machos são empolados mesmo...rsrsrs
    Brincadeiras a parte. Menino vc arrasou com essa panna cotta, super diferente e deve ter ficado bom demais!
    Anotadíssima. Bjinhos .RE

    ResponderExcluir
  13. Delícia romantica mesmo!!
    genial
    beijos
    Delivery Cintia

    ResponderExcluir
  14. Uma das minhas sobremesas preferidas é exatamente a panna cotta, e esta de chocolate ficou fantástica...
    Beijinho

    ResponderExcluir
  15. Olá Túlio,
    Adorei o texto... rsrs, esta panna cotta de macho não só está linda como deve ser deliciosa, parabéns pelo texto e também pela receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  16. Hum que delicia, a apresentacao ficou perfeita, da vontade de comer o computador kkkkk Estou organizando uma blogagem coletiva de receitas, se vc tiver interesse em participar passa la no blog.

    Beijos

    www.larissatododia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa.
      Seja bem vinda e obrigado pelo elogio.
      Ando sem tempo pra escrever, mas agradeço o convite.
      Beijo enorme e sucesso.

      Excluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.