30 de abril de 2012

Macho à prova de Vampiros: Alho

Cozinha: R. Nílson Costa, 413-495 - Vila Laura, Salvador - BA, 40270-550, Brasil
Alho assado (com chimichurri) e Pasta de Alho
Sim, ando sumido. Mas não é porque eu queira. Muitas coisas aconteceram neste começo de ano e me parece que, a partir de agora as coisas começaram a se resolver e o furacão está passando. E já que as coisas estão começando a andar, nada mais justo que vir aqui começar a fazer a alegria de vocês com minhas piadinhas e receitas pra macho... ou não.

Como alguns sabem, sou do partido que só paga alguém pra fazer quando não sabe ou não tem como. E agora, mais uma coisa entrou para a minha lista de "coisas pelas quais eu não pago". No final de semana passado, ao ir devolver um livro, acabei recebendo de presente duas receita simples e com o mesmo ingrediente, mas que ajudam a dar um gostinho a mais no seu prato. Vou agradecer aqui à Denise Carmo, que me passou as dicas (vai... começa a se achar!!! hehehe).

A primeira dica, e mais simples, alguns já devem fazer. Confesso que mesmo adorando alho, nunca tinha feito isso antes (OK! Falha minha!) e achei uma boa pedida para acompanhar qualquer prato que exija um sabor um pouco mais forte. Pegue uma cabeça de alho, corte a parte de cima onde fica o talo, regue com azeite, salpique umas ervas se quiser e leve ao forno. Isso pode ser feito quando você for assar uma carne, por exemplo. Assim você economiza gás. O alho perderá aquele sabor forte que muitos não gostam e ficará macio. Sirva com o que te der na telha. 

Já a segunda dica é simples, mas dá um pouco mais de trabalho. Anote o que precisa e como fazer. 

|| Ingredientes:

06 cabeças de alho
01 copo de azeite extra virgem
1/2 copo de vinagre de maçã ou vinho

|| Como fazer:

Descasque o alho e bata no liquidificador com os outros ingredientes até formar uma pasta. Guarde em um pote de vidro na geladeira e utilize para refogar o que for cozinhar. 

Bom amigos machos e não-machos, por hoje é isso aí. Prometo me esforçar para voltar com força total nos próximos dias e fazer a alegria de vocês como antes.


10 comentários:

  1. Bem-vindo de volta, Tulio! Estava sentindo falta das receitas, piadinhas e tudo mais :) Ainda bem que tudo começou a andar por aí.
    Adoro alho e nunca tinha feito esse alho assado (2), para comer com uma torradinha ou com a própria carne deve ficar ótimo. E a pasta de alho é prática. Pior do que amassar o alho todo dia é lavar o amassador todo dia! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri. Obrigado. :)
      O alho assado, assim como a cebola, perde o sabor forte e ganha um sabor mais adocicado. Fica muito bom pra acompanhar uma carne ou a torrada, como você sugeriu. Experimenta aí. Eu nunca tinha feito antes e adorei o resultado.

      Excluir
  2. Túlio! Vc fez muita falta =D

    Adorei as dicas sobre o alho que é tudo de bom! Acho lindas as cabeças de alho partidas ao meio e assadas, com vc explicou na primeira dica!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Camila, obrigado. :) Eu também tava sentindo falta de postar. Mas era muita coisa pra botar em ordem, principalmente na cabeça. Agora as coisas estão se ajeitando aos poucos e eu tô sentindo o chão voltar.

      Excluir
  3. Nossa como estava sentido a sua falta.
    Adoro alho assado mas não tinha experimentado colocar temperos nele, vou seguir a sua dica.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Volte mesmo e poste bastante!
    adorei as dicas de hj.gosto mto do alho!
    Bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Calvin, eu sou daquelas que vampiro não chega perto de tanto que uso alho na minha cozinha. Essa pasta já está anotadíssima, dá para fazer bastante uso na cozinha.
    Que bom que você voltou, a Blogolândia não é a mesma sem O Macho Gourmet ;-P
    beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Túlio,
    Ótimas dicas e receitas, já copiei e vou testar, adorei o bem humorado texto.
    Bom feriado, beijo.
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. esse alho assado é um tira gosto que, pra mim, só precisa de cerveja e amigos pra acompanhar

    abraço e boa volta

    ResponderExcluir
  8. Que alho Tulío! Bom demais da conta. sempre que puder vem aqui no teu cantinho, sentimos falta de suas postagens.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.