7 de fevereiro de 2012

Macho Chicano: Tortilla

Cozinha: R. Cap. Melo, 21-335 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
A foto não é a mais "primorosa" que já fiz, mas diante
do desespero da fome ela está linda. :)
Hoje foi um daqueles dias em que meu Macho Preguiçoso Interno me lembrou que adiou a ida ao mercado para amanhã. E eu ali, morto de fome e, sem nada rápido à disposição na despensa para preparar o rango. Ainda havia o que se aproveitar nela, não estava entregue às moscas, mas nada que eu pudesse preparar de forma a não cometer uma autofagia nos próximos 30 minutos. Foi então que notei ali, no cantinho, escondido entre o feijão e o saco de rosquinhas, um pacote de fubá. 

Ouuuqueeeeiiii... mas o que fazer com um pacote de fubá mesmo?! Odeio polenta! Sim, isto é uma confissão assinada. Mas nem só de polenta vive o fubá. Lembrei que poderia fazer tortillas. Só me restava agora descobrir com o que recheá-las. Catei na geladeira um resto de frango desfiado, algumas azeitonas e uma cebola. Misturei e ia mandar pra dentro assim mesmo, mas a patroa (me senti um bicheiro agora falando isso) começou a reclamar, fazer cara feia dizendo que a cebola crua ia fazer chorar, que não tava "gatinha", que podia ser refogada, etc, e aí eu mandei um "então refoga aí, vai". Ela refogou tudo rapidamente com azeite e um pouco de manteiga e estava pronto o recheio com restrições orçamentárias mas, que ajudaria no processo de me manter vivo ao longo do dia de hoje. Como o recheio estava resolvido e, não tinha mesmo muito o que se fazer sobre ele, fui para a receita das tortillas que é simples, rápida e fácil de fazer. Anote o que você vai precisar. 

|| Ingredientes:

01 xícara de fubá de milho
1/2 xícara de farinha de trigo
01 colher de chá de sal
01 colher de sopa de manteiga
Água o quanto baste

|| Como fazer:

Eu sou adepto do balcão, mas nesse caso o macho preguiçoso que habita em mim resolveu minimizar a sujeira, então usei uma vasilha para misturar os ingredientes. Misture o fubá, a farinha e o sal. Adicione a manteiga. Depois de bem misturado, vá adicionando água aos poucos até formar uma massa que não grude na sua mão. Não precisa sovar essa massa. Separe pedaços da massa, faça bolas no tamanho de bolas de ping-pong e reserve. 

Agora vem a parte que define se será uma tortilla comum, ou uma tortilla fresca gourmet. Pegue um saco, destes de embalar frutas no mercado, e rasgue as laterais. Coloque a bolinha de massa no centro do saco, cubra com a outra parte, amasse um pouco com a palma da mão e, com um rolo de massa, vá dando a forma de disco até que fique bem fina. Essa é a tortilla comum. Para a gourmet você dá uma de fresco e usa um cortador circular pra elas ficarem bonitinhas. :) 

Em uma frigideira bem quente (eu usei uma com antiaderente) asse as tortillas dos dois lados até que as pontas comecem a parecer queimadas. Retire, recheie enquanto ainda estão quentes e maleáveis e, como diria minha amiga Selene Nefher, se aplique! Simples, rápido, indolor e saboroso. :)

****************************************************
Dica: Eu tenho um rolo dos sacos plásticos em casa, por isso uso eles. Mas se você não tiver, um pano de prato limpo serve. Neste caso a massa não poderá estar muito úmida, senão vai grudar no pano e não vai sair.

9 comentários:

  1. Adoro tortinhas mas nunca fiz em casa, agora que vc deu as receitas e as dicas, claro que vou fazer.,
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê. Essa receita é das mais simples e rápidas. Prefira o plástico na hora de abrir as tortilhas. Com o pano de pratos dá mais trabalho mesmo.

      Excluir
  2. eu gosto dessas tortillas. já fiz aqui também e acho ótimo para comer com carnes e saladas.

    XD

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wannabe. A parte legal é que são práticas e rápidas. Dá pra fazer em minutos né? Eu usei o que achei na geladeira pra rechear, mas ainda quero fazer com um recheio tipicamente mexicano. :)

      Excluir
  3. Amigo tu és cozinheiro de mão cheia, ou prato sei lá... sei que fazes tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria eu ser isso tudo Teresa. Gosto de cozinhar. E quando não tenho o que fazer, me viro com o que tem na despensa. Acho que inventar é a melhor maneira de aprender a cozinhar. Apesar do "Gourmet" no nome do blog, gosto mesmo é de coisas simples e saborosas. Odeio frescura com comida. :)

      Excluir
  4. Tulio
    Totilhas sao sempre bem vindas aqui em casa, adoramos!!
    Salva mesmo qualquer um!
    Gostei do post todo e da receita
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, é isso e pão árabe. Os salvadores da pátria. hehehe
      Quando tudo mais falha, e vc tem um destes dois em casa, pode começar a sorrir. E com as tortilhas ainda dá pra fazer nachos. Ou seja... bem interessante de qualquer jeito. :)

      Excluir
  5. Obrigada pela visita e comentário claro!
    Amei sua receita e a sua cozinha...um beijinho:))

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.