29 de julho de 2011

Creme de Queijo

Finalmente, a sexta-feira bate à minha porta! Dia internacional para encher a cara. Mas.. encher a cara sem um bom petisco não tem a mínima graça. Sendo assim, caro amigo macho, aí vai uma receitinha de creme de queijo que acompanha qualquer coisa e permitirá a você beber feliz aquela sua cerva gelada que tá esperando a semana toda pra ser degustada. Antes de prosseguir vale ressaltar que originalmente essa receita é feita para ser servida quente, acompanhando massas. Mas como ao levar à geladeira ela acaba encorpando e virando uma espécie de patê, você pode utiliza-la para esta finalidade também.

|| Ingredientes:

01 caixa de creme de leite
01 copo de requeijão cremoso
01 colher de sopa de manteiga (margarina não vale!)
250g de mozzarella
01 pacote de queijo parmesão ralado (ou parmesão fresco, se tiver)
Orégano a gosto

|| Como fazer:

Numa panela (prefira as que tem antiaderente) jogue o creme de leite e a manteiga. Mexa até a manteiga derreter. Quando isso acontecer, jogue o requeijão cremoso, o parmesão e a mozzarella. Mexa sem parar e, em alguns minutos, a mistura ficará consistente e começará a soltar do fundo da panela igual a brigadeiro. Isso é natural. Não pare de mexer pois ela voltará a ficar fluida. Quando isto acontecer, jogue o orégano, misture, apague o fogo. Espere alguns minutos pois uma camada amarelada se formará na superfície da receita. Retire essa camada com uma colher e transfira a receita para um refratário ou vasilha. Espere esfriar e leve à geladeira. 

********************************************************************

Dica I: Variações de queijo podem ser utilizadas. Já utilizei parmesão e provolone no lugar da mozzarella. Ou, mesmo usando a mozzarella, adicionei um pedaço de gorgonzola à receita. Como este é um queijo de sabor forte, retirei o parmesão de cena.

Dica II: Se fizer a receita básica como está aí em cima, você pode dar um toque especial acrescentando Peito de Peru Defumado. Enrole as fatias e pique o menor que puder (mas não muito).




9 comentários:

  1. Já virou meu melhor amigo virtual blogueiro! Hahaha!

    Eeeei, essa receita é bem boa. De vez em quando me encontro com os amigos para festinhas e COM CTZA vou levar esse ai!

    ResponderExcluir
  2. Humm!!
    É de dar água na boca...

    *Já te sigo, se te apetece a ver o meu blog ou até mesmo seguir vai ser uma honra. =)

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de receita! É de macho, eu sei, mas tmb vou fazer! rs

    Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey's! abs

    ResponderExcluir
  4. Gente. Desculpa o sumiço. Tô com uns probleminhas, mas volto ainda essa semana pra escrever e participar dos blogs de vocês.

    Davi e Bruna, façam mesmo. Sei que vão gostar. Enquanto estiver quente, serve bem como acompanhamento de uma massa. Depois de frio, vira acompanhamento pra petiscos.

    Bruna... Hershey's é golpe baixo! Tô indo lá! kkkkkk

    Evelin. Adorei teu blog. E ainda é taurina como eu. Deve adorar uma boa mesa! :o)

    Volto até sexta. Me aguardem!

    ResponderExcluir
  5. Beleza de receita hein!
    Anotada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei seu blog. Simples direto e com muito bom humor! Parabéns! Fiquei doida para fazer o Guacamole e postar lá no blog. rsrs.
    Beijos

    Ju

    ResponderExcluir
  7. Hum nunca tinha pensado em usar como patê. Tenho uma receita parecida que uso com massas. Boa ideia esta de gelar e usar como patê.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  8. Esse creme é uma delícia, uso como base para molho na massa ou um delicioso foundue! Acabei de conhecer seu blogue e aos poucos vou fuçar! Já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  9. Túlio, que delícia!!! Dá pra variar e fazer um fondue também.


    Abraço!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.