22 de fevereiro de 2011

Geléia de Morango com Aceto Balsâmico

Cozinha: Stella Maris, Salvador - Bahia, Brazil
Está bem... eu sei... esse negócio de geléia não é coisa de macho. Mas essa aqui vai servir pra você mostrar que é um macho descolado e moderno, que mantém as características naturais de um macho, mas sabe fazer algo a mais na cozinha além de só ir pegar cerveja na geladeira. Ninguém precisa saber que foi eu que te ensinei então, se quiser se gabar, vá em frente! Mas antes de seguir a diante você precisa ter lido aquele post sobre Aceto Balsâmico, pois ele é um dos ingredientes (na verdade é a diferença entre o comum e o gourmet) nesta receita. Se não leu, vá lá antes de continuar.

Geléia é um negócio fácil de fazer. Ela tem apenas dois ingredientes: fruta e açúcar. Mas neste caso vamos acrescentar um terceiro que será a chave pra os elogios dos amigos, esposas dos amigos e gatas que você tem interesse. Se você quiser ampliar os elogios, basta explicar que as geléias surgiram como meio de conservar para o ano todo aquelas frutas de época. Então, o macho que pegava uma manga no começo do ano (verão), podia comer manga (no formato de geléia) no inverno. A proporção básica para fazer uma boa geléia é a de uma parte de fruta para meia parte de açúcar. Isso funciona bem quando a fruta é ácida. Sabendo disso, vamos ao que interessa.

|| Ingredientes:

1kg de morangos
400g de açúcar
80ml de Aceto Balsâmico

|| Como fazer:

Lave e corte os morangos. Recomendo deixar os menores inteiros pois dão uma cara legal para a geléia. Coloque numa panela, jogue o açúcar por cima e leve ao fogo baixo (muito baixo mesmo) deixando cozinhar por 2 horas. De vez em quando dê uma mexida, mas não precisa ficar montando guarda junto à panela. Pegue sua cerveja, bote aquele jogo gravado da final do Brasileirão onde seu time ganhou e vá curtir. Após duas horas, apague o fogo. Despeje o Aceto Balsâmico, misture bem e retorne ao mesmo fogo baixo por mais meia hora. Por ser ácido, o aceto acaba acentuando o gosto do morango. Sugeri 80ml de aceto mas pode ser a gosto, desde que você não exagere. Para guardar, embale em um pote de vidro limpo, com a geléia ainda quente, assim ela esteriliza o vidro. ATENÇÃO: Só feche o pote depois que esfriar.

Sirva esta geléia com sorvete de creme ou côco e, se isto não fizer você ganhar elogios rasgados até daquele seu amigo macho troglodita, eu juro que vou pra cozinha preparar a receita de não macho mais fresca que conheço: cupcakes!



Um comentário:

  1. Inveja é uma m...mesmo.
    Eu não aguentei e tive que postar no blog uma receitinha para invejar a tua!
    Mas confesso que a tua geléia me agrada muito mais do que a minha.
    Hum...." dilicinha"

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.