3 de fevereiro de 2011

Macho no mercado: Aceto Balsâmico

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Ensinei anteriormente aos amigos machos de plantão como escolher um bom azeite de oliva e não ser enganado levando gato por lebre. Agora, vou apresentar a vocês mais um produto que muitos, inclusive as mulheres, nem notam nas prateleiras, por acharem exótico demais ou, coisa de fresco.

O Aceto Balsâmico (em italiano), ou Vinagre Balsâmico, é um vinagre aromático, agridoce e de forte sabor, conhecido na Itália há mais de 1000 anos. A receita tradicional do aceto balsâmico é originária das regiões de Modena e Reggio Emilia, norte da Itália, desde a época medieval, onde era era usado como dote de noivas, oferecido como presente especial ou saboreado como licor.

Elaborado com suco de uvas tipo Trebbiano e Lambrusco, que são colhidas na sua maturidade máxima à época em que estão mais doces, o aceto balsâmico passa por um cozimento lento (redução) a fim de criar um tipo de suco espesso que depois é fermentado com um processo de envelhecimento que vai concentrar os sabores.

O aceto balsâmico tradicional é altamente apreciado por chefs e gourmets em todo o mundo. O sabor se intensifica ao longo de décadas, com o aceto sendo mantido em tonéis de madeira fina, tornando-se doce, viscoso e muito concentrado. Durante este período, uma proporção evapora e é dito que esta é a "parte dos anjos", um termo também usado na produção do uísque escocês, vinho e outras bebidas alcoólicas. O produto envelhece por, no mínimo, 12 anos podendo passar até 25 anos no barril. Em Modena, na Emilia-Romagna é produzido um dos vinagres aromáticos mais famosos e conhecidos no mundo todo. É envelhecido por até sete anos, em barris de carvalho o que o torna mais suave e escuro.

Um bom balsâmico deve ser maduro. Quanto mais envelhecido, mais saboroso e mais alto será seu preço. Um vinagre aromático de boa qualidade deve ser usado com moderação, principalmente como um tempero na sua forma natural. Versões inferiores são ideais para temperar alimentos que vão ao fogo, tais como frango, peixe e vegetais.

Então amigo macho, na próxima vez que for ao mercado, já sabe, pega o seu azeite de oliva e o aceto balsâmico. Esse negócio vai bem até com aqueles Morangos Californianos Silvestres colhidos por Indochineses procedentes dos Montes Urais e que custam cada um, uns mil euros. hehehe

Um comentário:

  1. Se tem uma coisa que tem um importantíssimo papel na minha cozinha é o Aceto Balsâmico.Depois de provar uma bela salada de folhas temperada com esse vinagre especial, você vira fã!Sem contar que ele pode ser usado em receitas doces também.
    Qualquer homem que souber comprar um bom azeite de Oliva e um bom vinagre balsâmico com toda certeza ganhará pontos extras com a gatinha na hora de servir a saladinha.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.