23 de fevereiro de 2011

Dicas & Truques: O ponto do bife

Cozinha: Stella Maris, Salvador - Bahia, Brazil
O cara que é macho de verdade, quando vai no churrasco de outro macho, pergunta logo se a vaca ainda está mugindo porque ele adora a carne sangrando. Mas... tem sempre um fresco no churrasco que gosta da carne "bem passada". O mesmo se aplica ao bife que você faz em casa onde sua mulher diz que quer a carne totalmente assada mas, macia (vá entender estas mulheres!!!). Como já passei por estas situações, vou ensinar aqui um pequeno truque, para que você não faça sua mulher passar vexame na frente daquelas amigas que vão comer o bife especial que ela tanto fala que você sabe fazer.

Para começo de conversa carne, de um modo geral, tem três pontos básico: mal passada (capa cozida e miolo cru), ao ponto (capa e miolo cozidos, porém, macios) e bem passada (que a depender, nem o seu cachorro quer comer de tão dura que você deixou). Para identificar o estado da carne você teria que, em resumo, cortar a carne e olhar o interior. Porém, como seu Mestre Macho Gourmet, devo ensinar um modo mais prático e simples, onde você pode usar a ponta de um garfo ou, melhor ainda, a ponta do seu dedo.

Com uma das suas mãos, faça um sinal de OK (se você reside no Irã, Iraque ou Afeganistão, não faça esse sinal. Isso pode custar a sua vida) juntando os dedos indicador e o polegar. Note que se forma uma "almofada" na base do seu polegar. Com o dedo indicador da outra mão, pressione essa "almofada". Essa é a mesma consistência de um bife mal passado. Pressione um e tire suas conclusões. 

Agora repita o procedimento. Só que desta vez junte o polegar com o dedo médio. Aquele mesmo dedo que você usa para indicar ao juiz que ele apitou errado contra o seu time. :o) Pressione a "amofada". Esta é a consistência de um bife ao ponto.

Para finalizar, junte o polegar e o dedo anular, aquele mesmo onde você jurou para suas últimas 3 namoradas que colocaria um bambolê de ouro maciço. Pressione a "almofada". Pronto! Esta é a mesma consistência de um bife bem passado.

Agora que você já aprendeu o truque, nunca mais deixará aquele amigo fresco da sua mulher comer carne mal passada no seu churrasco. 



2 comentários:

  1. Hahahaha amei esse post Tulio.
    Aqui em casa eu adoro uma carninha sangrando, o boizinho tem que estar mugindo.Ja o maridão adora uma "carne crocante" como ele mesmo fala.Se não estiver torrada, está crua hehehehe
    Certo que vou ensinar esse trucão pra ele.
    De repente rola um churrasquinho no final de semana :)

    ResponderExcluir
  2. Uhm.... deu água na boca kkkkk. Adoro um churrasco com cerveja qualquer hr marca ae Tulio!!!!!!
    Abração meu chapa!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.