30 de janeiro de 2011

Dicas e Truques: Tábuas de Carne

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Você, cara macho e que se garante, pode até não se importar com aquela cueca suja esquecida no canto do cesto de roupa no banheiro (apesar da sua esposa viver reclamando) mas, convenhamos, não há nada mais nojento que utilizar utensílios sujos pra preparar aquele rango de macho que você tanto gosta.

Existe um debate ferrenho sobre o que é mais higiênico: tábuas de carne feitas de madeira ou, de polipropileno (plástico). Alguns alegam que a madeira favorece o surgimento de bactérias. Outros, dizem que ela tem uma proteção natural que evita essa proliferação. Pessoalmente, eu acho as duas anti-higiênicas e, prefiro fazer direto no balcão da cozinha, depois de devidamente limpo. Mas... se você não tem um balcão em casa e, precisa usar uma tábua, saiba como prepará-las para o próximo uso sem o risco de ir parar no hospital com uma infecção alimentar.

Cloro mata tudo, correto? Bem... em resumo, sim. É um excelente meio de desinfetar alguns objetos. Mas a depender do que você vai desinfetar, fica aquele cheiro caractarístico de água sanitária. Aplicar água sanitária numa tábua de carne, mesmo diluída, só faria você servir um prato com gosto de Brilux (tenho que diminuir os merchans nesse blog. hehehe). O que fazer então? Uma solução bem simples é usar o que mamãe já usava mas nas minhas perebas na infância. Água Oxigenada.

A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frente de batalha. A pesquisa buscava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. A empreitada deu certo e a água oxigenada hoje (numa solução a 3%), é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado por ela ser um produto barato e simples de usar, que concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfetantes domésticos e hospitalares. Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros. Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfetados após uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.

Então agora você já sabe. Tanto faz madeira ou plástico, para se livrar das bactérias, basta ir até a farmácia e comprar um frasco de água oxigenada. Ela também tem outros atributos como evitar chulé, higiêne bucal e etc, mas não são assuntos para este blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.