6 de outubro de 2012

Macho Feliz: Brigadeiro Gourmet da Dani Brigadeiro

Cozinha: Salvador, Bahia, Brasil
O post de hoje vai especialmente para as mulheres que frequentam esse blog. Notaram que eu não as tratei por "não-machos"? É que hoje eu estou um macho doce, graças aos brigadeiros gourmet que recebi da Dani Brigadeiro

Devo confessar, antes de começar a falar deles, que eu nunca fui lá muito fan de doces. Sempre fui uma pessoa dos salgados. Mas estes brigadeiros me fizeram repensar alguns conceitos. Na caixinha que recebi vieram 12 brigadeiros, sendo 3 de cada sabor: baianinha, avelã, Ovomaltine® e Leite Ninho®. Abaixo eu vou descrever em detalhes as impressões que tive sobre eles com a ajuda de duas boquinhas nervosas viciadas em brigadeiro (Manu Capibaribe e Bárbara Sousa). 

Meu lado Macho Ogro geralmente só pensa em comer e não repara nestas coisas, até mesmo achando frescura em alguns casos, mas a apresentação da caixa e dos próprios brigadeiros estava impecável. Chegaram muito bem embalados, não estavam amassados ou deformados pelo transporte e a sua aparência era como se houvessem acabado de ser feitos. 

Os brigadeiros em si são uma questão à parte. Como bem disse Manu, a textura é lisinha, sem aquela sensação de doce cristalizado que alguns brigadeiros deixam na boca. Merecem ser pontuados um a um para que você tenha uma pequena idéia da aflição pela qual passei ao ter que experimentá-los, lentamente... hehehe

Baianinha: segundo minha irmã (a coitada fez um sacrifício enorme saindo da sua dieta para me ajudar nessa árdua tarefa), o sabor deste brigadeiro de doce de leite e coco queimado lembra aquelas cocadas de panela ou, cocada-puxa. Talvez só os baianos entendam o quanto isso nos remete a uma infância feliz e com overdose de açúcar. O coco queimado utilizado para enrolar o brigadeiro dá o toque final na crueldade... quer dizer... no sabor, criando uma textura levemente "crocante" enquanto você o come.

Brigadeiros Leite Ninho, Ovomaltine, Avelã e Baianinha
Avelã: na primeira mordida você reconhece o sabor de um certo creme de chocolate com avelã que muitos (inclusive eu) são viciados. O sabor é inconfundível. Quem já experimentou avelã pura, sem estar misturada a nenhum outro ingrediente, também reconhecerá facilmente o sabor de amêndoas ali presente. A cobertura de avelã triturada faz o resto do "trabalho sujo" estragando qualquer convicção que você tenha de começar uma dieta na segunda-feira. :o)

Ovomaltine®: aqui vale uma pequena ressalva, reafirmando o fato de que o brigadeiro, assim como todos os outros, é de excelente qualidade e muito gostoso. No entanto, fiquei um tanto quanto frustrado já que a palavra Ovomaltine® me remete automaticamente (e erroneamente) a um certo milkshake. Culpa de anos de massificação do marketing em minha cabeça. Caso semelhante aconteceu anos atrás, com o biscoito da Danone®, onde eu esperava um biscoito macio e fofinho e, não, um biscoito convencional. Mas, voltando ao brigadeiro... se você tem o costume de comprar Ovomaltine® no mercado, reconhecerá o sabor ali presente. O próprio Ovomaltine® tem grande quantidade de açúcar, então, por ser um pouco mais doce que os outros, assim como o brigadeiro tradicional, aconselho a deixá-lo por último para não confundir o seu paladar.

Leite Ninho®: este brigadeiro merecia um post à parte. Infelizmente eu tenho leitores que são crianças ou  religiosos e não posso expressar adequadamente o que senti ao comer este doce. Mas, para que tenham uma leve noção, ele é "BOM PRA CARA... MBA!!!" e "GOSTOSO COMO A PO... XA!". Espero que isso tenha bastado. :o) O sabor, na primeira mordida me fez regredir anos, quando eu fazia (tá, ainda faço) aquela "gororoba cremosa" de leite em pó na caneca pra ir assistir à Sessão da Tarde. Quem já fez ou ainda faz, vai entender direitinho o que eu quero dizer com isso. É uma coisa que vicia e que você não sente o menor remorso ou constrangimento de assumir em público. heheheh Falar qualquer coisa a mais que isso é desmerecer este brigadeiro. 

Bom meninas (e machos que se atreveram a ler isso), estas são as minhas considerações. E apesar de ser um review, minhas opiniões refletem aquilo que eu realmente senti ao comer os brigadeiros. Como leitores vocês sabem que eu nunca indicaria a vocês algo que eu mesmo não comeria, então... se quiser comer um brigadeiro delicioso, fala com a Dani! 



Um comentário:

  1. Lembra também que você tem leitores que gostam de comer e apreciam duplo sentido ;)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.