31 de julho de 2012

Macho metido a besta: Risotto de Calabresa e Gorgonzola

Cozinha: R. Cap. Melo, 22-336 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Risotto de Calabresa e Gorgonzola
Ando vivendo momentos de pouca ou quase nenhuma inspiração para a cozinha e, por conta disso, os posts rarearam. Mas como vocês não vieram até aqui para saber dos meus problemas, deixo eles para que meu terapeuta e Freud expliquem... ou não. Hoje, após uns bons meses sem saber o que fazer para postar aqui, uma pequena luz se acendeu enquanto pensava no que fazer para o almoço. 

Abri a geladeira para pensar (sim, eu faço isso de vez em quando mas, só quando já pensei na despensa e nada resolvi) e olhei de cima a baixo: carne congelada, um pedaço perdido de gorgonzola com data de validade suspeita, calabresa, um pote esquecido no fundo da geladeira com um ser "vivo" não identificado dentro que deve ser alguma mutação pós-mofo e, umas cebolas já brotando e pedindo pra ir pra terra. É... o de costume. Mas como eu tinha a escolha de encarar isso ou um pacote de biscoito cream-cracker com requeijão pra almoçar, lembrei que na despensa ainda tinha um pouco de arbóreo e encarei um risotto basicão. 

Após ler a lista de ingredientes, algum purista certamente vai me crucificar. Mas eu de fato não estou me importando com isso já que o importante mesmo é que fique gostoso no final. Vale ressaltar também que, normalmente, usa-se caldo de legumes para cozinhar o arroz. Mas como eu não tinha e, estava com pressa, usei um atalho improvisando com um pouquinho de "amor" (para bom entendedor, me pa ba) para "dar cor e sabor" ao risotto. O preparo do risotto segue o básico desse prato. Se você já tem costume de fazer, não sentirá dificuldade. Se nunca fez ou nem sabe o que é risotto, basta seguir a receita que tudo ficará bem. Então, vamos lá e anote o que vai precisar.

|| Ingredientes:

1/2 xícara de arroz (eu usei o arbóreo)
1/2 calabresa cortada em pedaços
1/2 cebola média
1/2 copo (americano) de cachaça
Tempero seco pronto
Azeite de Oliva
Queijo parmesão ralado
Queijo gorgonzola
Manteiga
Água

|| Como fazer:

Corte a calabresa e pique a cebola. Frite a calabresa e reserve. Se ela for do tipo gordurosa e, soltar essa gordura durante a fritura, não jogue a gordura fora. Vamos utilizá-la. Se não soltar, adicione uma colher de sopa de azeite para ajudar. Enquanto a calabresa frita, esquente a água em uma chaleira ou outra panela qualquer. Com a água quente e a calabresa frita, vamos ao preparo do arroz.  

Em uma panela, adicione a gordura da fritura da calabresa e a cebola. Refogue a cebola nessa gordura. Se precisar, adicione um pouco mais de azeite. Adicione o arroz e refogue junto com a cebola por cerca de um ou dois minutos. Neste tempo, junte a cachaça ao arroz. Aqui vale uma pausa, pois muitos vão se perguntar "mas não é vinho que coloca?". Na verdade pode ser qualquer bebida alcoólica, desde que combine com os ingredientes. A função do álcool é abrir os poros do arroz para que ele libere o amido contido em seu interior e dê a cremosidade característica do risotto. Eu tinha cachaça e rum aqui. Como o rum é mais doce, preferi a cachaça.

Voltando da pausa... não pare de mexer o risotto para que não grude no fundo da panela. Quando sentir que o amido foi liberado (você verá um pouco de líquido espesso no fundo da panela e o arroz com cara de empapado) pode adicionar um pouco da água que você ferveu (o equivalente a uma concha). Mexa bem, adicione um pouco de "amor" ao que está fazendo e siga o cozimento desta maneira, sempre adicionando um pouco da água quando notar que o arroz absorveu a água que você colocou antes e, mexendo para evitar que grude. 

O tempo de cozimento do risotto é de cerca de 20 minutos, mas isso varia de fogão para fogão e da panela que você está utilizando. Como as daqui tem fundo de cobre, em 15 minutos está pronto. Para saber se está pronto, mastigue um grão do arroz com os dentes da frente. Ele tem que estar macio por fora e levemente duro por dentro. Neste ponto, certifique-se de que não existe muita água no arroz e que ele está com aparência cremosa, apague o fogo e adicione a calabresa frita, os queijos parmesão e gorgonzola a vontade e, uma colher de manteiga. Misture e abafe com uma tampa por uns 3 ou 5 minutos. Pronto!

*************************************************
Nota I: Não utilizei sal pois o parmesão, a calabresa e o gorgonzola já são salgados. Mas se desejar ou se achar que está sem sal, adicione uma pitada.

Nota II: Gente, como a questão surgiu, vou explicar. Para bom entendedor MEia PAlavra BAsta. :o) E o "amor" ao qual me refiro... bem... basta lembrar das publicidades antigas. Aquele tempero seco, em saquinho, que eu não vou falar o nome por razões óbvias mas que vocês já devem ter sacado.


8 comentários:

  1. Pô...... Óia o vinho!!!!! hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rosana. Me deram esse vinho aí. Eu tava aqui de bobeira... resolvi experimentar pra saber se prestava. (A cara de pau aqui chega a estar brilhando!!!) kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Fiquei com vontade! Adoro gorgonzola mesmo com a data de validade suspeita! Hahaha

    Belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila... já tá mofado mesmo, né? Um mofinho a mais não vai fazer diferença. hehehehehe

      Excluir
  3. Essa receita chegou na hora certa: comprei uma panela elétrica e vou virar a craque do risoto! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus! Criei um monstro! kkkkkkkkkkkkkkk
      Mas risotto é um negócio fácil de fazer. Só precisa paciência e não perder o olho da panela, senão queima. No mais, se jogue e aprecie.
      Em tempo... preciso de uma panela elétrica. Fiquei com ciúmes. :op

      Excluir
  4. Meu querido Túlio, se está sem inspiração e sai um Risotto com ingredientes divino desses... quando estiver inspirado, então? danou-se!!!
    Com ou sem Me.. Pa... Ba..., pra mim não ia fazer a menor diferença!RSRS
    Para meu deleite,amei!
    Bju gde. RE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, como diz o ditado, "a necessidade é a mãe da criatividade". hehehehe
      A parte legal é que eu sempre mantenho em casa algum ingrediente extra, justamente pra essas horas de aperto. Porque, convenhamos, o risotto apenas de calabresa não seria tão bom assim. Já fiz e posso garantir. :) E eu também não curto o "Me Pa Ba". Usei apenas porque estava sem o caldo de legumes. :o)

      Excluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.