3 de maio de 2011

Sobremesa de Quase Macho: Falso Cheesecake de Limão

Cozinha: Vila Laura, Salvador - BA, Brasil
Meu caro amigo macho. É fato que esse negócio de cupcake, muffin e cheesecake não é lá muito coisa de macho de verdade. Mas, como temos que agradar à mulherada e, como eu também ando bastante ausente do blog, vim aqui ensinar uma coisa rápida e prática para você encantar a sua vítima com um ar de Macho Pâtissier que, na França, é um chefe de massas que tenha completado um longo processo de treinamento, normalmente um período de aprendizagem, e é responsável especialmente pela produção de bolos e doces em uma Pâtisserie.

Mas vamos ao que interessa. A receita é simples e básica, não requer cozimento e todos os ingredientes já estão prontos para uso, bastando a você mistura-los. Anote o que você vai precisar e como fazer.

|| Ingredientes:

02 pacotes de biscoito Maizena® (Tá me devendo o merchan, Unilever)
Manteiga (quanto baste)
01 copo de requeijão cremoso
01 caixa de leite condensado
01 xícara de suco de limão
Raspas de casca de limão

|| Como fazer:

No liquidificador triture o biscoito Maizena aos poucos. Peneire numa vasilha evitando assim que partes não trituradas se juntem à farinha do biscoito. Misture a manteiga com essa farinha. Aí vai uma dica: derreta a manteiga no fogo baixo. Isso tornará seu trabalho mais fácil. Forme uma massa para a base do Cheesecake. Ela não deve ser muito úmida. Apenas o suficiente para ter liga. Forre o fundo e parte da lateral de uma forma de fundo removível com esta massa. Reserve.

No liquidificador (limpo da farinha, pelo amor de Gordon Ramsey, Anthony Bourdain e todos os grandes Chefs) misture o requeijão, o leite condensado, a raspa da casca do limão e o suco do limão. Novamente, uma dica: misture todos os ingredientes menos o suco do limão. É que ao jogar o suco do limão no liquidificador ele talhará o leite condensado e o requeijão, derivados do leite, fazendo com que virem uma espécie de musse. Isso dificultará serem batidos no liquidificador. Sendo assim, misture tudo antes e acrescente o suco aos poucos, com o liquidificador ligado. Da metade para o final da xícara do suco, jogue de vez o conteúdo no liquidificador. Neste ponto o suco já terá feito o seu trabalho e não adiantará muito ficar ali acrescentando de pouquinho em pouquinho.

Despeje essa musse sobre a base feita com o biscoito e leve ao refrigerador por 4 horas. Se sua geladeira for do tipo Frost Free, coloque a refrigeração no máximo, evite abrir a porta e bastarão apenas 2 horas.

Faça um almoço de Macho Gourmet, convide sua vítima, prepare esta delícia e... bom... o resto é por sua conta.

******************************************************

Nota: Aos amigos que moram fora do Brasil e vivem reclamando que não conseguem fazer esta receita porque não encontram Requeijão Cremoso, a dica é substituir pelo mascarpone ou pelo cream cheese. Nunca testei, mas como a consistência é quase a mesma, vale tentar.

Update: Fiz esta receita com uma pequena modificação. No lugar do suco de limão, usei suco de maracujá. Não aprovei muito porque, para mim, ficou muito doce. Mas, se quiserem testar, sintam-se à vontade. Aí valem duas dicas. A primeira é que, apesar de eu preferir a fruta pois certamente é mais ácida, se quiser poupar trabalho, use aquele suco concentrado de maracujá que você encontra no mercado. A segunda dica é que se o maracujá não estiver ácido o suficiente para talhar o leite condensado e o requeijão cremoso, ou se você usou suco concentrado, adicione o suco de 1 limão. Isso vai resolver o problema instantaneamente.




8 comentários:

  1. Que delícia.... Vou seguir passo a passo e fazer esta receita1 parabéns!!!
    Giovanna

    ResponderExcluir
  2. Gi. É facinho de fazer. Só toma cuidado quando for misturar o suco de limão. Ele vai talhar o leite condensado na hora. Lembre de deixar o liquidificador ligado e vá acrescentando o suco aos poucos. No final, quando sentir que o creme encorpou, jogue de vez.

    ResponderExcluir
  3. Túlio
    Quando fala de pacote de biscoito é aquela embalagem individual ou é a com os três cartuchos?
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana
    É aquele com 3 cartuchos. Use 2 deles. Se quiser uma massa mais alta, pode usar os 3.

    ResponderExcluir
  5. Oi Túlio!!!
    Muito obrigado por esclarecer minha dúvida... já fiz a receita...
    Aguardar agora para ver se agrada o paladar dos colegas de trabalho... bjos

    ResponderExcluir
  6. Juliana, eu, particularmente, gosto de falso cheesecake porque ele não é enjoado. O Requeijão e o limão quebram o doce e deixam ele na medida certa. Vou colocar um "update" nesse post. Fiz uma variação dele com maracujá. Ficou bom também, só achei meio enjoado porque, pro meu paladar, ficou muito doce. Se quiser tentar...

    ResponderExcluir
  7. Túlio!!!
    Fiz a de limão, foi sucesso!!! Só errei um pouco na manteiga...rsrs coloquei pouca e a massa esfarelou um pouco.
    Vou tentar a de maracujá... já estava pensando nesse sabor.

    ResponderExcluir
  8. :o)
    Oi Juliana.
    Fico feliz que tenha gostado. E relaxa, eu também errei a dose da manteiga na primeira vez. Depois de algumas vezes você acerta a mão. :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.