4 de maio de 2011

Receita de Macho: Molho Rápido de Fundo de Panela

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Desde guri aprendi a comer aquele bife tostadinho que minha avó fazia. De preferência bem acebolado. Mas via que o fundo da panela ficava preto por causa da fritura. Aí descobri que aquilo rendia uma ótima farofa de fundo de panela. Essa semana, descobri uma outra utilidade. Transformei aquilo em molho. E acredite amigo macho, apesar da combinação estranha que você verá a seguir, ficou muito bom. 

Infelizmente não fiz foto porque foi tudo de improviso e eu estava sem a máquina. Mas prometo repetir a receita e postar as fotos aqui mesmo pra você ver o resultado. Ou... aceito foto enviada por quem se aventurar. Darei os devidos créditos, tenha certeza. 

Os passos iniciais desta receita você sabe. Fritar aquele bife até ele tostar e deixar o fundo da panela queimado. Se não quiser chegar a este ponto, tire o bife antes e deixe o caldo formado pela carne secar sozinho até começar a queimar. Quando chegar a este ponto, siga a receita fazendo assim:

|| Ingredientes:

Aceto Balsâmico
Azeite de Oliva Extra Virgem
Alecrim
Pimenta do Reino
Rum
Leite de Côco


|| Como fazer:

Quando o caldo da carne secar e começar a queimar o fundo da panela, abaixe o fogo e acrescente uma colher de sopa de azeite. Espalhe o azeite pela panela. Junte a ele uma dose de rum. Se não tiver o dosador, use a colher de sopa. Cerca de 3 a 4 colheres bastam. O álcool do rum começará a evaporar instantaneamente e o aroma subirá. Cuidado pra não perder este aroma. Junte a mesma quantidade de Aceto Balsâmico e misture bem para que todo o preto do fundo da panela seja liberado formando um novo caldo. Acrescente alecrim e uma pitada de pimenta do reino. Experimente e veja se precisa de sal. Apesar do sal que você usou na carne estar ali presente, você terá diluído ele em mais líquido. Acrescente uma garrafa pequena de leite de côco. Deixe cozinhar em fogo baixo até que reduza para a metade do volume. Experimente, ajuste o sal e pronto. Um molho pra acompanhar a sua carne. 


**********************************************
Dica: Prefira panelas sem anti-aderente pois você vai ter que passar a colher e isto pode riscar a sua panela.

Um comentário:

  1. Meu Deus...
    Essa receitinha vai certo pra janta de hoje.Tava até sem idéias.
    Vou testar ela também com um franguinho.Depois eu conto a experiência :)
    Hummmmm...To até sentindo o cheirinho já.
    Adorei!!Vou pensar numa receitinha especial de sobremesa para postar no blog.Para a sobremesa dessa carninha especial.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.