8 de junho de 2012

Macho Picante: Dia dos Namorados à Italiana

Cozinha: Salvador - BA, Brasil
"Franceses são gourmet, Italianos são gourmand"
Dia dos Namorados é coisa de mulher. Vá por mim amigo macho. Certamente foi criado por alguma mulher que precisava daquela bolsa Louis Vuitton para fazer inveja às amigas mas, estava sem cara de pedir ao marido depois de ter estourado o cartão de crédito do coitado na sua última visita ao shopping. No entanto, mesmo tendo certeza deste fato, eu ainda tenho sentimentos e sei que Dia dos Namorados é todo dia. É aquele dia em que você acorda e resolve fazer algo especial para quem você gosta. Não precisa ter data fixa.

Resolvi sair da mesmice da combinação chocolate/frutas exóticas/flores e criar uma coisinha mais apimentada (não, isto não é uma ironia) para aquecer a sua paixão. O Spaghetti alla Matriciana é uma massa apimentada que cai muito bem com um tinto bem encorpado. Se a combinação vinho e pimenta não esquentarem a sua noite (mesmo que seja para te fazer derreter de calor) eu me demito do cargo de conselheiro gourmet sentimental. Então, vamos ao que interessa. Esta receita é para dois. Anote o que você vai precisar.

|| Ingredientes: 

200g de spaghetti (cerca de 100g por pessoa)
04 dentes de alho grandes
100 g de bacon
01 cebola média ralada
01 tomate grande picado em cubos
01 lata de tomate pelado (opcional)
Molho de tomate tradicional
Sal
Manjericão fresco
Pimenta Calabresa
01 pitada de açúcar

|| Como fazer:

Os italianos começam a preparar as massas pelo mais importante: o molho. Então, é por ele que vamos começar e saiba que você vai dispensar um tempo considerável em sua preparação. Nada de pressa. A massa propriamente dita vem no final, quando tudo já está quase pronto. Deixe todos os ingredientes para o molho já cortados e à disposição: retire o couro do bacon e pique em cubos pequenos, fatie o alho em lâminas grossas, rale a cebola e pique o tomate em cubos (se possível, sem a pele). Em uma panela grande, coloque o bacon e frite até que a gordura derreta. É a gordura do bacon que dará sabor ao molho. Retire o bacon e frite o alho nesta gordura. Quando o alho estiver frito (mas não queimado) retire o alho e retorne o bacon para a panela. Se houver muita gordura, retire um pouco e complete com o Azeite de Oliva.

Adicione a cebola ralada e misture bem deixando fritar por alguns minutos mexendo sempre. Acrescente o tomate e mexa bem até que comece a desmanchar. Junte o tomate pelado, o molho de tomate e o sal. Coloque uma pitada de açúcar para quebrar a acidez do molho e corrija o sal se precisar, deixando cozinhar em fogo baixo para engrossar o molho enquanto você começa a providenciar a massa. Durante o cozimento, adicione a pimenta calabresa (a gosto). O manjericão, adicione bem próximo ao final. Mantenha a panela em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo, enquanto prepara a massa.

Apesar da massa ser feita por último, é importante lembrar que a água demora a ferver. Nunca cozinhe a massa em água morna. Ela tem que estar borbulhando. Quando isto acontecer, adicione o sal e, pelo amor de Deus, nunca adicione óleo à água como muitos tem mania de fazer. Um spaghetti de grano duro leva entre 7 e 8 minutos para ficar pronto. Nós usaremos metade do tempo, pois queremos ele pouco antes de ficar al dente. Na dúvida, retire um fio e experimente. Ele tem que estar esbranquiçado por dentro e cozido por fora. Quando estiver assim, escorra e transfira para uma vasilha ou travessa. Apague o fogo do molho e adicione à massa, misturando bem. É o calor do molho, junto com o da massa ainda quente, que terminará o cozimento. Sirva ainda quente, acompanhado de um bom tinto e o resto do calor fica por sua conta.

Veja outras idéias para o seu Dia dos Namorados aqui:

Fica, vai ter sobremesa! | Creme de Chocolate e Cottage
Cozinha em Cena | Crème Brulée
Culinarístico | Trufa de cacau para chocolate quente
Cucina Artusiana | Risoto com Abóbora
Cozinha Perfumada | Salada de abobrinha, cenoura e queijo feta
Comideria | Creme de mandioquinha no pão italiano


*********************************************************
Nota: Na verdade, a matriciana não é uma massa muito apimentada. Pode, inclusive, ir sem a pimenta. O toque apimentado fica por conta de quem faz (ok! eu tenho problemas e gosto de coisas apimentadas pois, como diz meu amigo Rodrigo Sestrem, "Tudo que é médio rima com tédio"). Os italianos usam o peperoccino, um tipo de pimenta parecido com a dedo de moça, mas não muito picante. Como aqui não temos esta pimenta e somos mais "quentes" substituímos pela calabresa.

Este post teve a colaboração da minha amigona/irmã Tatiana Selene Morgana Nefher, menina com problemas de múltipla personalidade mas que eu amo muito e sempre tem um tempinho pra me ouvir ou compartilhar uma gastação.



8 comentários:

  1. Tulio, massa é um negócio muito romântico (tipo cena da "Dama e Vagabundo", lembrei logo, rs), esse seu espaguete caliente é sucesso garantido no Dia dos Namorados. Uma pimentinha vai sempre bem, mais suave ou mais caprichada, tempera a comida e os relacionamentos! Vamos aguardar outras dicas do Hitch gourmet, essa ganhou nota 10 :) Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Túlio Sousa curtiu o "Hitch Gourmet". Dá até nome de blog. hehehehe

      Excluir
  2. Nossa!!! Você começou seu texto tão ácido que pensei que fosse contra... Mas a massa amaciou o papo rsrs.

    Gosto muito de uma pimentinha, com ela tudo melhora.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes, é que coração de macho não bate, dá porrada! :op
      Brincadeiras à parte, a idéia é esquentar não só num dia inventado, mas em todos os dias. Afinal, você não ama apenas um dia no ano, né? E concordo com você: pimenta apimenta a vida. :)

      Excluir
  3. Tulio não sei se vibro mais com a receita ou com seus comentários, adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, tento ser moderado mas às vezes não me controlo. hehehehe

      Excluir
  4. Oi Túlio,
    Adorei o texto, os comentários e massa apimentada, é uma ótima sugestão.
    Bom final de semana, abraço,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Pra início de conversa, valeu descobrir esse blog macho. È dando risada do início até o final.
    Comemorar o dia dos namorados fora da data é bem sensível para um macho, mas, como os brutos também amam ... já valeu.

    A essa leva santa de machos italianos carcamanos cozinheiros machos ... nossas referencias,

    Das rromis da Cozinha dos Vurdóns - bjs nossos

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.