17 de dezembro de 2011

Natal de Macho: Tender? De novo? :o\

Cozinha: R. Nílson Costa, 495 - Vila Laura, Salvador - BA, 40270-550, Brasil
Tender ao molho estrelado
Devo confessar que nunca fui chegado no Natal. Esse negócio de sair abraçando todo macho que você encontra pelo caminho e sentando no colo do Papai Noel não é coisa pra macho. Já as comidas... essas sim, sempre foram as minhas preferidas. Ainda hoje sou capaz de devorar um panetone inteiro, numa sentada só. Quando era criança eu até gostava mais porque, junto com as comidas deliciosas desta época, vinham os presentes tão esperados durante o ano. Exceto quando se recebia cuecas de presente. A vontade era de mandar a pessoa viajar para lugares "nunca dantes viajados". Ah! Fala sério, qual o menino que nunca recebeu daquela tia mais chata ou da avó, um pacotinho de cuecas como presente no Natal e agradecia, com um sorriso amarelo na cara enquanto via, no outro lado da sala, a mãe com uma expressão de "se falar besteira e não agradecer eu te arrebento os dentes"? Ok. Uma vez eu falei besteira. Mas meus dentes ainda estão aqui. :o)

Bem, vocês não vieram até aqui para ouvir historinhas da minha infância, não é mesmo? Então vamos ao que interessa. No ano passado, na extrema falta do que fazer com um tender que já assoprava as velinhas de aniversário na minha geladeira, resolvi inventar. Mas, como inventar algo com uma coisa tão sem expectativas quanto um tender? Porque, a menos que você destrua o tender transformando ele em outra coisa qualquer, ele vai ter sempre aquele formato de bola, com aquele sabor de presunto, uns cravos espetados e pronto. Sendo assim, pensei em algo que mudasse o sabor dele ou desse um toque ao seu sabor. Resolvi, então, fazer isso com um molho que o acompanhasse. O sabor ficou adocicado e levemente picante e, para acompanhar, usei um Chardonnay que comprei com a ajuda da Rosangela, sommelier do Makro Speciale (loja Iguatemi) aqui em Salvador.

|| Ingredientes:

01 Tender
2 xícaras de suco de laranja
Anis Estrelado
02 colheres de sopa de mostarda

|| Como fazer:

Em uma assadeira ou refratário, coloque o tender, jogue as duas xícaras de suco de laranja e, o quanto desejar de anis estrelado. Mas cuidado para não exagerar, pois o sabor do anis vai intensificar no cozimento. Caso não seja fácil para você conseguir o anis, uma opção é trocá-lo por erva doce. O sabor é muito próximo. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preparando o tender do modo usual, como indicado na embalagem. Quando o tender estiver pronto, retire o papel alumínio, regue-o com a calda da laranja e reserve. Transfira a calda para uma panela, adicione o suco de mais duas laranjas, as duas colheres de mostarda e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que o suco da laranja reduza e engrosse. Não é necessário acrescentar açúcar. Ao evaporar, o suco da laranja liberará a água deixando apenas o suco concentrado e o açúcar presente nele. Vai ficar doce.

Gostou desta receita? Ela faz parte de uma blogagem coletiva. Conheça as outras receitas criadas especialmente para o seu Natal.

Culinarístico: Torta de Tomate Uva e Cebola Caramelada
Fica, vai ter sobremesa!: Cuscuz Paulista
Cozinha em Cena: Salpicão de Legumes
Fette di Amore: Balotinne de Frango com Chutney de Manga
Cucina Artusiana: Panforte di Siena
Panela da Don'Anna: Panetone de Camarão
Cozinha Perfumada: Musse de Dois Chocolates


Ceia de Natal dos Food Bloggers criada para vocês.


***********************************************
Dica I: Eu usei uma mostarda alemã, que é mais forte. No caso de usar uma das mostardas disponíveis no mercado nacional, acrescente a quantidade da receita e vá aumentando até achar um meio termo entre o doce da laranja e o azedo e picante da mostarda.

Dica II: Caso não saiba quantas laranjas comprar para render esta quantidade de suco, a dica é simples: laranja para suco tem a casca lisa, fina e brilhante. Segure-a, pressione um pouco com o dedão e, se sentir a polpa firme, mas cedendo com facilidade, pode comprar sem medo.

Dica III: Eu usei o Tender Chester® da Perdigão (olha o merchan!!!) porque queria algo mais leve. Mas este molho foi feito pela primeira vez para um de presunto e ficou muito bom também.



15 comentários:

  1. Tulio, tava crente que ia encontrar uma comida "ogra" e olha só o charme e o capricho do seu tender! Surpresa total, parabéns!!
    Dos natais da infância, família enorme, lembro daqueles amigos secretos que eu rezava para aqueles primos "malas" não me tirarem. Todo ano eles davam um presente pequenininho, só que iam colocando caixa dentro de caixa. Te entregavam um presentão e depois de 20 minutos(!!!) abrindo pacote chegava até aquele presente mirrado...frustração total...rsrs
    bien bien, passado...rsrsjá superei...rsrs
    abraços da bruxa

    ResponderExcluir
  2. hahahaha
    Sandra, seu eu dissesse que era algo assim, ia perder a graça. :) Mas ficou legal, não ficou? Eu fiz esse molho ano passado, no reveillon, mas usei um tender comum, de presunto. Resolvi experimentar com o de chester e ficou bem legal também.
    Quanto aos presentinhos de Natal, eu bem entendo essas pentelhações. Tem sempre um gaiato para fazer uma piada. Opa! Acho que tô falando de mim e não percebi. :op
    Beijo enorme pra bruxa!
    Tuca

    ResponderExcluir
  3. Tulio adoro seus textos, te garanto que mesmo de mau humor, ou com algum problema me atazanando, eu sempre saio daqui com um sorriso no rosto. Me divirto. kkkk. Então né mas falando no que interessa, achei super inusitado esse seu tender, uma idéia genial desse molho com laranjas e o anis. O resultado final com a mostarda achei excelente. Gostei muito, uma boa sugestão pra sair do tradicional tender espetado de cravos. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Josy,
    Fico feliz de alegrar a vida de alguém, mesmo com minhas besteiras. :)
    Quanto à receita, gosto de sair experimentando e essa foi uma das receitas que tive que fazer mais de uma vez até achar um ponto legalzinho. Só uma dica que esqueci de dar aí no post: antes de botar o tender pra assar, fure ele todo com um garfo. Isso vai ajudar a "pegar o gosto" do anis e da laranja.
    Beijo enorme pra você!
    Tuca

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita do molho com a mostarda alemã picante. Guarde um pouquinho para o nosso NatalVillage, rss. Gostaria de experimentar esse Tender. hummmmm!

    ResponderExcluir
  6. Tulio, adorei a receita! Corre o risco de ser experimentada ainda nesse natal!

    ResponderExcluir
  7. Tulio, morri de rir com os motivos da sua "aversão" ao Natal! Rs. Mas quem aprecia uma boa comida nunca conseguirá ignorar o Natal, pois é data de comida de uma vez ao ano, como o tender, no meu caso, rs. Achei muito inovador esse molho de mostarda no tender, esse negócio só pode ter ficado bom. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de incluir meu feliz Natal! Colos de Papai Noel à parte, o importante é passar a data com quem a gente gosta, em muita paz e alegria. É o que te desejo :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua receita, Túlio. Me parece que o vinho que acompanha tb fica ideal para saborear tudo isso =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Vivian, experimenta mesmo. Mas escolhe bem as laranjas. Como não estamos na época, elas tendem a vir menos doces. Pega umas com a casca bem lisinha e brilhante. Isso indica muito suco. Experimenta uma antes, pra saber se está doce. Se não estiver, não é pecado usar uma colherinha de açúcar, só pra ajudar. O molho não fica propriamente doce, mas tem um toque adocicado.

    Adri, na verdade minha aversão ao Natal nem é pelo papai noel. É pelo jeito como as pessoas tratam essa época. Mas isso é filosofia pra outro local. :) Eu gosto pelas comidas, mas parece que o povo só pensa em tender e peru nessa época. Pô! E se eu quiser comer peru em junho? Como fica? hehehe

    Sarinha, ficou bãããããoooo!!! Só faltou tu trazer o seu Salpicão e umas Buds pra depois. hehehe Achei esse vinho adequado para o prato. A uva é suave e acompanhou bem o molho de laranja e a mostarda. Creio que outra uva não casaria.

    Gente, agradeço os comentários de todos vocês e desejo que não só no Natal, mas em todos os dias de suas vidas, a paz e o sucesso andem coladinhos com vocês.

    Um beijo enorme,

    Túlio

    ResponderExcluir
  11. Túlio ri demais com essa postagem.. adoro recordações da infância, levante a mão quem não ganhou um presente sem noção tipo cuecas ou calcinhas.rsrs
    Que o natal seja todo dia, claro sem ter que comprar presente , prosperidade e paz sempre. abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Teresa. Nem me lembre. Se eu for fazer uma lista com os presentes sem noção que já recebi... ai ai... fico aqui a noite toda. hehehehe
    Que o restinho desse ano seja de sucesso pra você, e que o ano seguinte seja de sucesso em dobro! :)

    ResponderExcluir
  13. Rapaz, acompanho seu blog pelo reader e por lá tava normal. Queria comentar esta receita, mas não conseguia acessar seu blog de jeito nenhum (já tem alguns dias). Só hoje funcionou. Já esqueci o que queria comentar (quando li a receita pela primeira vez), de qualquer forma, parabéns pela receita e boas festas!

    ResponderExcluir
  14. Essa turma da Osadia manda muito bem :)

    ResponderExcluir
  15. Wannabe, algumas pessoas tem se queixado disso. Tô providenciando a mudança de host pra ver se resolve. Agradeço o comentário e desejo boas festas para você também.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.