30 de dezembro de 2011

Final de Ano tem Caponata

Cozinha: R. Cap. Melo, 21-335 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Caponata de Berinjela
Últimos dias de 2011 e eu sem um pingo de saco para festas. Eu sei... eu sei... é um novo ano, novas energias, renovação, blá, blá, blá... Mas não adianta forçar a natureza e querer comemorar quando não se está no clima. Além de não ficar contente, existe uma gigantesca possibilidade de estragar a alegria dos outros. Entretanto, não é por isso que vou passar a noite do reveillon à míngua e esquecido no canto chorando pitangas. Preparei hoje cedo uma coisinha para acompanhar as torradinhas, o bom vinho e uns filmes que selecionei para não morrer de tédio na noite em que nunca se encontra alguém para trocar umas idéias. Compartilho agora com vocês.

Apesar de adorar ir ao mercado sou da máxima que, se eu posso fazer em casa, não compro na rua. Acho que as coisas feitas em casa tem muito mais sabor. Principalmente porque são feitas com cuidado e na medida que você deseja. Sempre vi caponatas à venda na seção de frios, mas achava (e ainda acho) um absurdo o valor cobrado por elas. Não pelo trabalho que dá, mas pela relação custo x quantidade. Nós sabemos que por melhores que sejam os ingredientes ali dentro, não justificam o valor absurdamente extorsivo. Além disso, o azeite utilizado não será de primeira linha.

Pois bem, como eu sei e, posso fazer, eu fiz. Fui ao mercado, comprei todos os ingredientes, escolhi um bom azeite e, tudo que me rendeu mais de 2kg de caponata, não me custou nem R$ 20,00. Não darei quantidades, pois vai da disposição de cada um e do tamanho e quantidade dos ingredientes que você comprar. Anotem o que vão precisar.

|| Ingredientes:

Berinjelas
Pimentão vermelho grande
Pimentão amarelo grande
Cenouras
Alho
Pimenta Calabresa
Orégano
Azeite de Oliva
Sal

|| Como fazer:

Pique o alho e a cenoura e reserve. Corte as berinjelas e os pimentões em cubos pequenos e também reserve. Você deverá ter todos os ingredientes já preparados quando iniciar a receita. Não troque a ordem dos ingredientes. Em uma panela, esquente o azeite e adicione o alho picado até que comece a queimar. Junte a cenoura e deixe fritar junto com o alho, mexendo de vez em quando, até que também comece a queimar. Adicione os pimentões, a pimenta calabresa e o orégano. Misture bem e deixe fritar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Se precisar, adicione mais azeite. Quando tudo estiver bem frito, adicione a berinjela. Mexa bem até que ela fique translúcida e comece a desmanchar. Adicione o sal, mas só para que não fique insosso. Espere esfriar, transporte para um pote de vidro com tampa, cubra com azeite e guarde na geladeira. Quanto mais tempo guardado, mais gostoso fica.

********************************************************
Dica: No lugar do orégano eu usei chimichurri desidratado (ou seco). Você encontra em casas especializadas em temperos e ervas ou, no mercado mais perto (mas, bem abastecido) da sua casa.



3 comentários:

  1. Olá, bom dia ...Macho Gourmet...
    Quanto ao seu comentário do(a) Pituba...
    Eu sei...rs Morei em Salvador por 5 anos... Morei no Alto do Itaigara... AMO SALVADOR !!
    Feliz 2012 !!

    ResponderExcluir
  2. Tulio, acabei de fazer essa receita, ficou ESPETÁCULO! Só não coloquei cenoura porque tô sem, e fui no chimichurri como você. Delícia! Thanks pela receita :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adri, a receita é boa de qualquer jeito. Uma amiga fez e disse que não aguentou. Comeu quente mesmo. Doida! :op Esse é o tipo de receita que você faz numa segunda e deixa na geladeira pra ser usada no sábado naquela hora da cerveja ou vinho com os amigos.

    Denise, ahhhhh... então tu já é de casa. hehehehe

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.