8 de setembro de 2011

Dicas & Truques: Pimentões

Cozinha: R. Cap. Melo, 337-647 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Imagem retirada do site Le verdure del mio orto.
Caro amigo. Macho que é macho mesmo come é pimenta. E daquelas bem ardidas tipo malagueta ou jalapeño. Mas os seus variantes, como o pimentão (peperone em italiano), dão um sabor interessante aos pratos e podem agradar até o mais chato dos não-machos. 

O pimentão, frequentemente designado em Portugal como pimento, é rico em vitamina C e quando maduro é excelente fonte de vitamina A. Também é fonte de cálcio, fósforo, ferro e, o que mais vai agradar as mulheres e te dar uns pontinhos no marcador de scores para machos interessantes delas: ele possui poucas calorias. Por ser uma planta de verão, as melhores ofertas e preços são entre os meses de setembro a janeiro, mas como a tecnologia está aí para nos ajudar, o cultivo em estufas permite encontrar bons pimentões o ano todo.

A maioria de nós conhece as variedades verde (o mais comum nos mercados), vermelho e amarelo, mas existem variedades bastante exóticas, como o branco, roxo, azulado, preto e laranja. Estas "pimentas doces" como são conhecidas, podem ser conservadas em condição natural e local fresco, de 2 a 4 dias e, na geladeira, podem ser mantidos por mais de uma semana.

Duas dicas sobre o preparo de pimentões que dou hoje são para pelar e cortar. Se quiser pelar o pimentão basta coloca-lo em água fervente por 1 minuto até que a pele se rompa. Se quiser acentuar o sabor do pimentão na hora de pelar, no lugar da água fervente leve-o à chama do fogão até que a pele queime toda. Depois disto é só esfregar embaixo da água corrente. Se no entanto, a sua intenção é cortar o pimentão para fazer um prato, a dica é sobre a maciez que você deseja. Pimentões cortados em tiras compridas, no momento do cozimento ficarão macios. Se desejar pimentões mais "crocantes" corte em quadrados ou, após cortar as tiras, pique-as em pedaços menores, com cerca de 1 cm no máximo. 

Agora é só escolher a sua receita (sugiro um pimentão recheado) e ganhar aqueles pontinhos no escore feminino.



8 comentários:

  1. Oi amigo, bom dia!!

    Adorei saber um pouco mais sobre os pimentões. Apesar de gostar do sabor, utilizo pouco pois acho indigesto. Queimar na brasa do fogão me fez lembrar minha mãe que fazia isso para utilizá-los em uma salada deliciosa.... que saudade...

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu.
    Uma dica muito boa também, e que deixam os pimentões adocicados, é lambuzar eles com azeite de oliva e jogá-los direto no carvão em brasa. Cubra eles com a brasa por uns 20 ou 30 segundos, retire, lave-os para retirar a pele queimada e corte em rodelas. Ficam deliciosos numa salada.

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei as dicas com relação ao corte dos pimentões.
    E o texto como sempre muito divertido.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro pimentão, normalmente uso o verde mesmo.. mas confesso que seu eu visse um roxo para comprar ia ficar doida! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Fê, muito obrigado pela visita e pelo comentário. :o) Quem me ensinou essa coisa do corte foi uma menina que trabalhava aqui em casa anos atrás. Eu nunca tinha me ligado nisso. Aí ela falou, eu experimentei... e não é que é isso mesmo?! Só não me peça pra explicar a "física" da coisa.

    Vivian, só tu? Eu ia comprar sem nem olhar o preço! heheheh Mas olha, eu fiz um outro post aqui um tempo atrás, onde falo sobre plantar suas próprias ervas e dei o link de um site chamado TH Jardins. Eles tem sementes de coisas que até Deus duvida. O link é www.thjardins.com.br

    Em tempo... você sabia que a cor original da cenoura é... roxa? A variedade laranja (que hoje predomina) foi criada e cultivada para uma comemoração na Holanda. Não lembro ao certo a história, mas vou procurar e conto aqui no blog.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Túlio, muito obrigada pelo retorno,vc pode não acreditar, mas ao voltar aqui o anúncio sumiu, não sei se foi algo com o meu note sei la o que houve, o fato é que agora deu prá ler o texto todo. A técnica da chama no fogão eu sempre usei, mas vou experimentar a outra sugestão dada por vc. Nunca vi pimentões com as cores exóticas que vc mencionou, mas eu iria comprar com certeza. Prefiro os vermelhos por serem adocicados, gostei muito das dicas. Excelentes. Bjos

    ResponderExcluir
  7. OLÁ TÚLIO!
    PARABÉNS PELO POST E PELAS DICAS, ADOREI!

    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
    BEIJOS........

    ResponderExcluir
  8. O pimentão e eu temos um caso de amor e ódio.
    Eu amo, mas meu estômago odeia.
    E continuo comendo mesmo assim...rs.
    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.