4 de março de 2011

Petisco de Macho: Tapas

Cozinha: Stella Maris, Salvador - Bahia, Brazil
Não amigo macho... não é pra você meter a mão na cara de ninguém. Eu sei que seu lado macho jiujiteiro pede isso, mas calma! Tapas são apenas alguns petiscos espanhóis que receberam este nome devido à maneira como eram servidos.

As tapas espanholas são tira-gostos que podem ser servidos frios ou quentes antes das refeições ou, hoje em dia, até mesmo substituí-las, sempre acompanhadas de uma bebida. Alguns historiadores acreditam que a palavra tem origem em um costume da Idade Média, onde os copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto ou queijo por cima, para evitar que as moscas que apareciam no verão caíssem dentro dos copos. Outros defendem a idéia de que, por ter sido a Espanha ocupada muito tempo pelos árabes, assimilou-se o costume das "mezzes", os tradicionais antepastos árabes comidos em bocados. Já a Real Academia da Língua Espanhola define as tapas como "qualquer porção de alimento capaz de acompanhar uma bebida". Independente do motivo que tenha feito as tapas levarem esse nome, o que importa é que são uma boa maneira de acompanhar uma bebida mais forte já que não são simples petiscos.

Originalmente as tapas consistiam apenas de azeitonas simples ou recheadas, além de fatias de presunto, queijo e tortillas, servidas em palitos ou sobre uma fatia de pão. Mais tarde foram incorporados alguns embutidos e queijos variados, além de frutos do mar e peixes em conservas. Por fim, alguns não machos devem ter sugerido acrescentar ovos, tomates, cogumelos e molhos, tornando a tapa uma coisa mais parecida em comida pra mulher que pra macho de verdade. Abaixo vou dar a receita de duas tapas simples de fazer. 


## Chouriço Apimentado

|| Ingredientes:

01 baguete
02 chouriços
02 pimenta malagueta
Pimenta do reino moída
Tomate
Azeite
Folhas de manjericão

|| Como fazer:

Corte o tomate e o chouriço em rodelas grossas. Abra as pimentas malaguetas, limpe as sementes e pique a pimenta em pequenos pedaços. Em uma panela quente, derrame um fio de azeite e jogue as pimentas picadas junto com o chouriço. Frite até que o chouriço mude de cor. Corte a baguete em fatias de aproximadamente 1cm de espessura. Sobre cada fatia, coloque uma rodela de tomate, uma de chouriço com um pouco de pimenta e uma folha de manjericão. Salpique com a pimenta do reino moída e regue com um fio de azeite. Está pronto!


## Batata Temperada

|| Ingredientes:

20 batatas pequenas e redondas (Faça o sinal de OK e escolha as que couberem entre seus dedos)
01 cebola grande
Cebolinha
Coentro
Sal
Pimenta do reino moída
Azeite de oliva


|| Como fazer:

Lave as batatas para tirar qualquer impureza da casca. Cozinhe as batatas ainda com a casca, em água com sal, por aproximadamente 15 minutos ou até que fiquem macias (verifique com um garfo). Escorra as batatas e deixe esfriar. Pique a cebola, a cebolinha e o coentro, coloque numa vasilha, tempere com sal e pimenta. Fure as batatas com um palito ou garfo várias vezes. Dentro da vasilha misture as batatas e o tempero picado. Regue com bastante azeite, cubra com tampa ou plástico filme e leve à geladeira. Sirva gelada em porções individuais ou para que cada um se sirva à vontade.

Dica: Prefira fazer as batatas na noite anterior. Assim elas terão tempo de incorporar bem os temperos e ficarão com mais sabor.

Agora que você sabe qual a função e os ingredientes mais utilizados, crie a sua, consuma acompanhada de um bom vinho e, deixe a receita nos comentários deste post para os seus amigos machos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.