21 de março de 2011

Macho na Cozinha: Pesto

Cozinha: Stella Maris, Salvador - Bahia, Brazil
Meu caro amigo macho. Espero que tenha seguido meu conselho e começado a comer um "mato" de vez em quando. Se começou, certamente sua mulher deve ter minimizado a encheção de saco quando você resolve, no final de semana, matar aquela picanha sangrenta e com mais de um dedo de capa de gordura. Para te ajudar a continuar essa saga quase impossível, mas vital para a sua sobrevivência no churrasco do final da semana, aqui segue mais uma receita de molho para acompanhar aquele monte de coisa verde que sua mulher colocou no seu prato e, às quais você não consegue identificar nem a metade.

Pesto é o tradicional molho à base de manjericão originário da Itália, mais precisamente da região de Gênova. O nome tem origem no verbo "pestare", que significa esmagar, amassar. Abaixo você encontra a versão abrasileirada do pesto, já que muitos dos ingredientes são encontrados com dificuldade ou são muito caros aqui no nosso país. Mas se desejar a versão oficial, encontrei a receita no La Cucinetta, da Ana Elisa G. Granziera.


|| Ingredientes:

30 folhas grandes de manjericão fresco
2 dentes de alho (se o dente for grande, coloque um só)
20g de castanha de caju
1/2 xícara de chá de azeite de oliva extra virgem
Queijo parmesão ralado a gosto
Sal a gosto

|| Como fazer:

Num pilão, coloque as folhas de manjericão fresco, o alho, a castanha de caju e metade do azeite (reserve a outra metade). Macere bem com o auxílio de um socador. Adicione a outra metade do azeite e queijo parmesão ralado a gosto e misture até incorporar todos os ingredientes. Acerte o sal. Este molho fica com uma consistência granulada. 

Esta quantidade serve para 250g de massa cozida mas, como o seu alvo é salada, ele vai render para muitos pratos. Prepare o pesto, apresenta à sua mulher e colha os louros no churrascão do domingo com os amigos.



Um comentário:

  1. Parece bom mas...sou anti-alho só q acredito q a castanha e o queijo parmesão dê uma aliviada para q essa descendente de vampiros possa experimentar mais essa receita de mestre!!rsrs

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.